quarta-feira, 15 de maio de 2019

Criatividade 💡


Cena do filme ‘Divertidamente’ (2015) 

Após a leitura do capítulo 1: Animação, do livro Criatividade S.A. pude refletir que a criatividade esta na coragem de vivenciar experiências novas ao trocar a metodologia até então empregada para discussão e reflexão de suas produções só houve crescimento e novas ideias surgiram.
Sua criatividade sempre existiu porem na trajetória criativa ocorram obstáculos como a mesa que intimidava a cooperação das pessoas, assim como na vida pessoal como na profissional inúmeros empecilhos, impedimentos e contratempos que obstruem a criatividade no texto era uma mesa.
Uma mesa protuberante que melindrava a expressão do grande grupo, observado o problema, este insight levou a troca da mesa para uma mesa simples onde todos passaram a se sentir encorajados a falar e debater. O mais significativo é o ato de observar, perceber o que esta ocorrendo ao seu redor e fazer uma intervenção adequada e inovadora.
A capacidade criativa e inovadora do autor lhe acompanhou desde a infância e sua sagacidade de aprimorar seus dons foi incansável, sempre procurando algo novo, algo inovador mesmo vivenciando diferentes oportunidades não abria mão de seus sonhos.
Lincando com as aprendizagens desta tragetória me trouxe a lembrança a atividade “ver e olhar” da Interdisciplina Seminário Integrador III, me fizeram rever e reolhar os vídeos Pas de Deux - Daniel Wurtzel e American Beauty' - Thomas Newman (from the 'plastic bag scene').
Os atos de ver, olhar e reolhar devem ser permanentes, devemos sempre busca o aprimoramento, sair da zona de conforto em busca de algo inovador e prazeroso. Nós professores devemos estar comprometidos com estas concepções de criativas e motivadoras.

Referência:
Charczuk, Simone Bicca. Sobre o olhar. PDF baseado in CARDOSO, Sério. O olhar viajante (do etnólogo). In: NOVAES, Adauto (et al). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988, p. 347-351.

Catmull, Ed. Capítulo 1: Animação. In Catmull, Ed. Criatividade S.A: superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração. Tradução Nivaldo Montingelli Jr.- 1. ed. - Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2014. Disponível em: <file:///F:/2019/UFRGS%202019-1/Laboratório%20de%20Criatividade/Atividade%204/Criatividade%20SA.pdf> Acesso em 05 mai 2019.

https://peadlucianexavier.blogspot.com/2016/04/rever-e-reolhar.html