sábado, 21 de maio de 2016

Greve

Paralisação, greve, ocupação... esta semana quase atrasei minha postagem semanal, devido  problemas técnicos e também a reuniões e debates de adesão ou não a “greve” dos professores estaduais.

Greve tendo como definição s.f. Paralisação; interrupção que, feita de modo voluntário e determinada pelo trabalhador ou pelos trabalhadores, reivindica direitos ou protesta contra ameaças ou situações desvantajosas no trabalho. P.ext. Interrupção passageira do trabalho, de atividades pagas, em quaisquer circunstâncias para protestar contra alguma coisa; parede. (Etm. do francês: gréve)

Sempre fui favorável, lutar por direitos é sim necessário desde os primórdios dos tempos, mas desta vez preferi não aderir. Preferir me informar, e observar muito todos os pontos e possibilidades, optei por não participar.

Respeito todos os colegas de classe, meus amados alunos que estão ocupando as escolas. Porém confesso que tenho medo, medo de me tornar um fantoche nas mãos de pessoas desonestas. Fico de fora observando e torcendo para que o bem prevaleça que a justiça prevaleça.

Referência:
http://www.dicio.com.br/greve/
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_yjtau1BoppK42F39xTe_KT8EDeA0wEE0vmiNZa5D0C6g3p6PvrlmFtpEroCnchN2GOGSPZ1yImQWabrQMwh4WW8XvjUaXDaGrgl9buVOu3O6sZ1NjJzhSP7lFQv4xslqMQkF1pKqDsBL/s1600/greve-dos-professores.png

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Curiosidade





Estudar causa curiosidades e inúmeras inquietações, e algumas não temos coragem de menciona-las! A tarefa de hoje da Interdisciplina seminário Integrador III nos fez este questionamento: “Poste no fórum as perguntas que você tem curiosidade!!!!


Nossa são tantas curiosidades...

Será que vou conseguir terminar todas as tarefas?
Nossa será que estou indo bem?
O que as professoras estão achando do meu desempenho?
Meu blog está bom?

Uffa nosso dia-a-dia está repleto de interrogações, de curiosidades... Mas resolvi ser TOTALMENTE imediatista perguntando:
Não entendi a proposta?
O que vamos trabalhar hoje na aula presencial?


Imagens: http://derisada.com/wp-content/uploads/2014/08/Curiosidade-matou-o-gato.jpg



terça-feira, 3 de maio de 2016

Musicalidade

Eu canto, tu cantas, ele canta... na Interdisciplina Música na Escola literalmente nós cantamos. Fui indagada sobre “O que conheço por musicalidade?” Bom falar em musicalidade vai alem de sons, notas, batidas... que expressão, exprimem, mostram ou demonstram algo. Vai além de sentir e ouvir e algo que faz parte do meu cotidiano.

A música sempre foi algo muito presente em minha vida... costumo dizer que tenho uma música para cada momento, para cada situação que acontece em minha vida.

Por isso além de ser algo muito feliz por vezes é muito triste e melancólico, por exemplo, ouvir canções de ninar que logo me remetem a lembrança da minha mãe que já não esta mais presente neste plano.


Hoje canto para meus frutos, canto nos momentos felizes, canto para espantar a tristeza;. A música faz parte da minha família não só por ser casada com um DJ, mas também por nossa ancestralidade, achamos de suma importância conhecer diferentes gêneros musicais.

Nas Tramas da Literatura Infantil



Na Interdisciplina: Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem trabalhamos o texto “Nas Tramas da Literatura Infantil: Olhares sobre Personagens “Diferentes”” de Rosa Maria Hessel Silveira, após sua leitura percebi que a literatura não esta inatingível e desonerado do tema podendo inserir verdades, aceitação ou aversão a personagens e situações que habitam as histórias.

O professor deverá cuidar para não realçar diversidade de forma negativa, por vezes os autores abordam brevemente determinado tema sem sanar questões que surgem ao decorrer da leitura.

Elencando em tópicos sinto dificuldade em debater assuntos polêmicos, porque tratar de assuntos delicados além de estar totalmente preparado para abordar o tema, nós educadores temos que ser extremamente cuidadosos primeiramente porque podemos ser interpretados erroneamente, passando assim uma ideia equivocada.


  • Diversidade
  • Preconceitos
  • Estereótipos
  • Responsabilidade
  • Gênero
  • O outro
  • Deficiências

Referência:

Silveira, Rosa Maria Hessel. Nas Tramas da Literatura Infantil: Olhares sobre Personagens “Diferentes”.

http://asboasnovas.com/arquivos/noticias/detalhe/oppina_8152.png