POEMA DAS
EQUAÇÕES
Professora Alice Silva
Uma equação é fogo para se
resolver
é igualdade difícil e de grande porte
é necessário saber todas as regras
e ter até uma boa dose de sorte.
A primeira coisa a ter em conta
quando se olha uma equação
é ver se tem parênteses,
é que umas têm outras não.
Se tiver, é por ai que tudo deve começar.
Sinal "+" antes: fica tudo igual.
Mas tudo o que vem a seguir se deve trocar
se antes do parênteses o "-" for o sinal.
A seguir...alerta com os denominadores!
Todos têm que ter o mesmo para se poder avançar.
Os sinais negativos antes de fracções
são degraus onde podem tropeçar.
É preciso não esquecer nenhum sinal
e estar atento ao coeficiente maroto
e se um termo não interessa de um lado
muda-se o sinal e passa-se para o outro.
Quando a incógnita estiver sozinha
podemos então dar a tarefa por finda. E então,
sem nunca esquecer o que foi feito
escreve-se o conjunto solução.
Na semana 6 da Interdisciplina Representação
Do Mundo Pela Matemática estudamos os Números e Operação - criando e adaptando materiais para a
sala de aula, observando os jogos gostei muito do jogo das “Palavras codificadas” que após
decifrar seu segredo resolvi elaborar uma mensagem que eles deveriam decifrar
no final da avaliação. Foi um quebra cabeça geral, muitos resmungaram e
reclamaram, mas logo conseguiram decifrar a mensagem através do cruzamento dos
números.
(2,4)
(4,2) / (4,2) / (1,2) (2,4) (4,3) (3,1) (0,0) (4,2) / (0,1) (3,3) (4,0) (1,2) (0,3)
(4,3) (3,2)
Solução:
Só o estudo Liberta
Referência:
Disponível
em: <http://clickgratis.blog.br/vanusaassis/215779/poema-das-equacoes.html>
Acesso em 13 de dez. de 2016.
Disponível
em: <http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo4/matematica2/>
Acesso 14 de dez. 2016.
Disponível em <http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo4/matematica2/campo_multiplicativo/nova_escola_campo_multiplicativo.pdf>
Acesso em 14 de dez. 2016.
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