segunda-feira, 24 de junho de 2019

Universidade Pública de qualidade


E com grande emoção que colho uma flor... flor de muito estudo, trabalho, luta, cansaço e amor. Amor por estudar, amor por aprender e amor por lecionar. 
Estamos nos últimos instantes desta trajetória que iniciou em 2014/2015... um sonho de frequentar um Universidade Pública de qualidade. 
Uma universidade conceito A, é lamentável perceber que as politicas públicas não valorizam a educação, e que este assim como outros cursos, correm o risco de não mais existir.
Foram tantas aprendizagens, Interdisciplinas que nos inquietaram e nos levaram a reflexão. 



Gratidão a oportunidade, gratidão a todos mestres, tutores e servidores que nos orientaram. Espero que as políticas públicas rapidamente se deem conta da importância da educação. Sonho numa graduação de qualidade para as futuras gerações, para minhas filhas e todas as crianças do nosso país. 
Acredito que somente através da educação nosso país possa se transformar num lugar melhor. 
Neste momento só posso agradecer e afirmar que eu cursei minha graduação numa universidade pública que luta para manter a qualidade. 


Cortes de Verbas na Educação ✂




Há um ano assistimos o vídeo “Escolas Democráticas”, que mostrava através de uma animação uma realidade de ensino tradicional. Neste vídeo mostrava o que ocorre na rotina diária da maioria das escolas, o relógio o tempo todo servindo de cronometro para inicio e termino das atividades.
Naquele momento almejávamos uma escola “DEMOCRÁTICA”, sonhávamos e com pequenos passos trabalhávamos para a construção de uma escola verdadeiramente “DEMOCRÁTICA”. Porém hoje com as políticas públicas, percebemos que estamos cada vez mais distante deste sonho.
Os atuais governantes não sinalizam nenhuma iniciativa em prol da educação, percebemos uma total aversão pela educação. As políticas públicas atuais estão num ritmo acelerado de cortes.
Cortar verbas na educação é um retrocesso, é inadmissível e lamentável.



Momento sentido!!!


Relendo minhas postagens nada mais pertinente de repensar e analisar a importância do estágio curricular.

Meu estágio curricular foi maravilhosa de múltiplos desafios e incontáveis aprendizagens. Foram momentos de fortes emoções porém tudo permeado com muito amor.

As atividades surgiam e a criatividade foi gigantesca, rotina não houve nenhuma. Cada minutinho foi trabalhado, desenvolvido e criado pensando na satisfação, no contentamento e no bem estar das crianças.

Hoje na construção do TCC revejo em minhas memórias e palavras registradas no relatório de estagio. Percebo algumas falhas... deveria ter gravado algumas aulas, registrado maiores detalhes.

Creio que vivi! Sabe aquele momento que você deixa de lado registros, fotos, etc. Aquele momento que você vivencia, se diverte, participa de corpo e alma sem pensar no amanhã.

Foi um momento sentido!!!

Ter vivenciado estes momentos tão significativos na educação infantil ficaram para sempre na minha memória. Foi uma etapa de muito trabalho, muita energia física e intelectual.


quinta-feira, 13 de junho de 2019

Bye 😢 😍


Relatar reflexões, angustias, medos, anseios e aprendizagens... ufaaa
Você esteve aqui nos últimos anos, este comigo nas conquistas e nas falhas. Hoje estou com medo... Medo de não vencer prazos de não apresentar o meu melhor... medo, medo, medo.
Os prazos estão findando... a formatura está quase aí.
Posso deixar aqui registrado que as aprendizagens são inúmeras, que o PEAD me transformou.
Vou sentir saudade...


Quando o sol da existência
Ilumina uma criança
No livro de sua vida
Só tem escrito esperança

Vem o acaso da vida
Mata o vigor da vontade
Apaga o amor e a esperança
E deixa escrito – Saudades

Tu que és uma criança
E que enlevada sorri
A tentadora esperança
De ser amada e feliz

Autor Desconhecido




segunda-feira, 10 de junho de 2019

Criatividade


Últimas interdisciplinas, e esta interdisciplina “Laboratório De Criatividade" está no eixo certíssimo... eixo de produções de autoria, de momento escrita. 
Para mim Criatividade é basicamente como diz o ditado popular "Se a vida te der um limão, faça uma limonada!", nos professores necessitamos da luz da lâmpada criativa 24hs por dia. 
No campo educacional os professores necessitam de fazer uso de criatividade e da dinâmica para lidar com as adversidades diárias. Ser criativo é dinamizar, criar e possibilitar novas alternativas e metodologias de desenvolvimento de trabalho.
Ando buscando criatividade, foco para vencer mais este eixo.

quarta-feira, 5 de junho de 2019

Educação e Diversidade




Educação e Diversidade são assuntos que aprendi muito nesta trajetória de graduação, assunto que me despertou muito interesse para estudos mais específicos e penso que nos educadores  deveríamos estar mais, muito mais preparados para trabalhar com a diversidade.

Trabalhar com a diversidade é sim trabalhar com amor, carinho estar pré disposto a auxiliar a olhar.

 

Acredito que inclusão deveria ser algo extinto pois deveríamos naturalmente receber e respeitar a todos. Todos deveriam ser respeitados e conviverem em harmonia.

 

Após estudos passei a enxergar com outros olhos tudo ao meu redor... percebi um mundo hiper preconceituoso, hoje me cobro muito... acredito que vivia num mundo que eu não percebia que existia. Acredito que por criação tinha uma proteção tão forte que se eu sofresse qualquer ato discriminatório não conseguiria nunca me atingir.

Mas nem todas pessoas são assim muitas sofrem, sofrem muito inclusive dentro de sua casa, entre familiares... muito triste. Percebi que a inclusão é algo muito triste e traumático.

Nós educadores precisamos estar preparados para dar suporte para estas crianças, adolescentes e até mesmo adulto.

segunda-feira, 3 de junho de 2019

O quê é arte???




Foi a pergunta norteadora da Interdisciplina Artes Visuais e Educação... Penso em mil significados, inúmeras definições e logo vem em mente uma memória da infância. 
Aquela memória de quem não está mais aqui comigo que quando me via com um sorrisinho sapeca no rosto, logo perguntava que “ARTE” você fez... 😂😂😂
Tenho a definição de arte algo espontâneo que transmita algo, alguma emoção indiferente de quais quer sentimento que nos cause seja de alegria, medo ou descontentamento.
Gosto muito de visitar e apreciar exposições, museus e manifestações culturais. Adoro contemplar as manifestações de sensibilidade impressionabilidade. 

Imagem:

Educação Ead


Gente... estou enlouquecida!!!
Dois TCC’s porém não poderia deixar de realizar esta postagem falando um pouco da maravilha que foi o Moodle na minha trajetória estudantil. O uso dos mecanismos atrelados a informática que estavam como posso descrever unificados dentro software Moodle.
Não só facilitaram a realização, a informação e a transmissão de aprendizagens, questionamentos, informações... etc. Foi uma revolução no campo da aprendizagem. A Educação a Distância, bem sabemos que existe a muito tempo... lembro daquelas revistinhas que vinham pelo correio do “Instituto Universal Brasileiro” pioneiro na educação ead que oferecia cursos Técnicos como por exemplo este “laboratório” do curso de Eletrônica, quem não lembra dos programas de televisão os “Telecursos”.
Porém o moodle está democratizando e levando o ensino superior a todos os cantos deste país.
Se gostei desta experiência? Claro que sim!





Imagens:

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Criatividade 💡


Cena do filme ‘Divertidamente’ (2015) 

Após a leitura do capítulo 1: Animação, do livro Criatividade S.A. pude refletir que a criatividade esta na coragem de vivenciar experiências novas ao trocar a metodologia até então empregada para discussão e reflexão de suas produções só houve crescimento e novas ideias surgiram.
Sua criatividade sempre existiu porem na trajetória criativa ocorram obstáculos como a mesa que intimidava a cooperação das pessoas, assim como na vida pessoal como na profissional inúmeros empecilhos, impedimentos e contratempos que obstruem a criatividade no texto era uma mesa.
Uma mesa protuberante que melindrava a expressão do grande grupo, observado o problema, este insight levou a troca da mesa para uma mesa simples onde todos passaram a se sentir encorajados a falar e debater. O mais significativo é o ato de observar, perceber o que esta ocorrendo ao seu redor e fazer uma intervenção adequada e inovadora.
A capacidade criativa e inovadora do autor lhe acompanhou desde a infância e sua sagacidade de aprimorar seus dons foi incansável, sempre procurando algo novo, algo inovador mesmo vivenciando diferentes oportunidades não abria mão de seus sonhos.
Lincando com as aprendizagens desta tragetória me trouxe a lembrança a atividade “ver e olhar” da Interdisciplina Seminário Integrador III, me fizeram rever e reolhar os vídeos Pas de Deux - Daniel Wurtzel e American Beauty' - Thomas Newman (from the 'plastic bag scene').
Os atos de ver, olhar e reolhar devem ser permanentes, devemos sempre busca o aprimoramento, sair da zona de conforto em busca de algo inovador e prazeroso. Nós professores devemos estar comprometidos com estas concepções de criativas e motivadoras.

Referência:
Charczuk, Simone Bicca. Sobre o olhar. PDF baseado in CARDOSO, Sério. O olhar viajante (do etnólogo). In: NOVAES, Adauto (et al). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988, p. 347-351.

Catmull, Ed. Capítulo 1: Animação. In Catmull, Ed. Criatividade S.A: superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração. Tradução Nivaldo Montingelli Jr.- 1. ed. - Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2014. Disponível em: <file:///F:/2019/UFRGS%202019-1/Laboratório%20de%20Criatividade/Atividade%204/Criatividade%20SA.pdf> Acesso em 05 mai 2019.

https://peadlucianexavier.blogspot.com/2016/04/rever-e-reolhar.html

terça-feira, 16 de abril de 2019

Loading... 90%





Estamos quase lá, foram anos de batalha, suor, lágrimas e grandes aprendizagens... Aprendemos muito estamos aprendendo muito. Crescemos como pessoas e como profissionais foram inúmeras interdiciplinas, fóruns, postagens, workshops e vencemos estamos aqui na reta final envoltos em trabalhos e com coração a mil.




E como deixar de mencionar este mecanismo de reflexões que podemos rever nossas postagens e principalmente ver o quanto aprendemos.
O blog foi e está sendo um parceiro de trajetória um amigo confidente de medos, anseios e aprendizagens.
Imagem disponível em: <http://comunicacaouniuv.com.br/5908-2/> acesso em: 16abr2019


Vamos que vamos... Rumo à formatura!