segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Estudo do texto "Maquinaria Escolar"


Trabalho em grupooooooo que sufoco! Bem realizar um trabalho em grupo é sempre complicado por muitos fatores mas os principais são questões geográficas, tempo e espaço... Mas com boa vontade e o uso das tecnologias tudo terminou com um grande aprendizado e final feliz!

Segundo o autor Phillipe Áries, a concepção da infância nem sempre existiu, sua análise histórica menciona o comportamento de famílias desde a Idade Média ocidental, e relatou que a criança deste período era tratada como adulto.

Antes do século XVII as famílias não davam atenção às crianças, que eram vistas como “adultos em miniatura”, as mães logo após o nascimento entregavam os filhos as “amas de leite”. Não havia uma preocupação dos pais em acompanha-los e educa-los, não existia vínculos e apegos afetivos como nos dias atuais.

A constituição de um novo conceito de infância veio a se desenvolver somente a partir do século XVIII, quando a infância e adolescência separam-se definitivamente que o bebe aparece como uma nova figura e através das artes plásticas ligada a iconografia religiosa desde finais da idade média começa a aparecer a infância e também seus direitos como criança cidadã.

VARELA, Julia ; ALVAREZ-URIA, Fernando. A maquinaria escolar. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 6, p. 68-96, 1996.

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