Esta semana na Interdisciplina
Fundamentos da Alfabetização conhecemos um pouco do objeto de pesquisa de
Emília Ferreiro, gostei muito! Acredito na alfabetização tradicional, porém o
que seria do nosso aprendizado sem a construção e desconstrução de concepções.
Trabalhamos com textos de de
Sônia Borges e Analice Dutra Pilar e através deles conhecemos um pouquinho da
metodologia de alfabetização pesquisada e estudada pela discípula de Piaget,
Emília Ferreiro.
Sônia Borges faz uma reflexão
sobre as teorias de Emília Ferreiro que realizou pesquisas sobre alfabetização
e escreveu livros falando sobre o universo da “alfabetização”, abordando a
escrita como um objeto de conhecimento, sua investigação sobre a aquisição da
escrita a partir do modelo de desenvolvimento cognitivo construtivo por Piaget.
Nesta linha de pensamento a linguagem oral e
linguagem escrita surgem de uma relação de mútua da sequência de sons que integram uma palavra. Para Emilia Ferreiro o
aprendizado da escrita não é de ordem técnica, mas sim conceitual que pode ser
considerada como uma representação da
linguagem ou como um código de
transcrição gráfica das unidades sonoras.
Para a pesquisadora a aprendizagem da leitura e da
escrita não se limita a sala de aula, e iniciam muito antes da criança entrar
para a escola, a alfabetização esta interligada a diferentes fatores sociais,
culturais, políticos e psicolinguísticos.
O conceito de Ferrero exige que o aluno aprenda a
escrever e a entender o que está escrevendo ou lendo, as metodologias
tradicionais são deixadas de lado e o aluno passa a ser um sujeito ativo e seu
histórico é levado em conta, visto como um ser pensante.
Emília Ferreiro e suas concepções encontram
opositores como o método fônico utilizado pela metodologia tradicional de
ensino ou pesquisas científicas que afirmam que esta metodologia produz
resultados significativos na construção da aprendizagem da leitura. Seu
objetivo foi dar ênfase nos processos de aprendizagem, aproximando educação e
pesquisa, em busca de estratégias interdisciplinares que atribuam sentido ao
conhecimento escolar.
Sob outro aspecto da alfabetização a autora Analice
Dutra Pilar disserta sobre a importância de conhecer o desenho Infantil, o
educador que compreenda o processo de aquisição da linguagem do desenho tem
capacidade de entender as particularidades do universo infantil.
O desenho infantil é uma expressão do pensamento
sendo fundamental na vida de uma criança. Ele estimula a sua imaginação,
criatividade, possibilitando a mesma conhecer o mundo ao seu redor.
O desenho é fundamental para o processo de
alfabetização e aquisição da língua escrita. A interação com as diferentes
formas de linguagem além de favorecerem o desenvolvimento motor facilitam este
processo.
Antecedendo a construção da escrita o desenho será
uma manifestação gráfica utilizada pela criança para se comunicar, através dele
são expressos seus, medos, desejos, angustias e a reprodução de tudo que esta
em seu redor, facilitando o processo de alfabetização.
Se completando e complementando o desenho e a
escrita fazem parte deste processo de alfabetização. A representação por
desenhos e seu uso na alfabetização é de suma importância para a escrita.
Os textos levam a inúmeros exemplos e ilustrações de como a metodologia
de ensino defendida por Emília Ferrero se materializa com desenhos e escrita de
crianças. Rabiscos ganham complexidade conforme os pequenos crescem e, ao mesmo
tempo, impulsionam seu desenvolvimento cognitivo e expressivo.
Ambos os textos abordam aspectos da alfabetização.
Retratam a alfabetização sob ponto de vista dos estudos de Emília Ferreiro
discípula de Piaget, estes textos relatam a importância de conhecer o aluno e
que para alfabetiza-lo vários fatores estarão envolvidos sejam eles sociais,
culturais, políticos e psicolinguísticos.
E antes mesmo de saber decodificar os caracteres
ele já sabe escrever através de representações gráficas que expressam seus
medos, desejos e angustias.
O aluno passa a ser visto como um sujeito ativo e
seu histórico é levado em conta, visto como um ser pensante e ele toma as
rédeas do processo de sua alfabetização.
O exemplo abaixo relata a fusão da escrita e do
desenho, aqui a criança já esta no nível silábico alfabético.
Referências:
Coleção memória da pedagogia, número 5: Emília
Ferreiro: a construção do conhecimento. São Paulo: Segmento Duetto 2005.
FERREIRO, E. A produção de noções na criança:
linguagem, número, ritmos e melodias - A escrita... antes das letras. H.
Sinclair ( org.) . Cortez, 1990.
PILLAR, Analice Dutra. Desenho e construção de
conhecimento na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
PILLAR, Analice Dutra. Desenho e escrita como
sistemas de representação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
Lu, achei tua postagem maravilhosa, pois tu falou um pouco de cada texto estudado, conseguindo fazer com que nós leitores entendêssemos do que o texto se tratava, e no final gostei muito da tua reflexão, onde tu expõe teu ponto de vista em relação a alfabetização, e para mim mostrou como esses textos ti ajudaram a pensar e repensar.
ResponderExcluirObrigada, Giovana! Esta interdisciplina tem como tema algo que me causa uma inquietação... A alfabetização é um tema repleto de controvérsia e ao mesmo tempo de suma importância para todos. Estou estudando o tema e reestudando... Espero que até o final do curso consiga sanar todas as minhas inquietações. Abraço
ExcluirObrigada, Giovana! Esta interdisciplina tem como tema algo que me causa uma inquietação... A alfabetização é um tema repleto de controvérsia e ao mesmo tempo de suma importância para todos. Estou estudando o tema e reestudando... Espero que até o final do curso consiga sanar todas as minhas inquietações. Abraço
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