terça-feira, 26 de abril de 2016

Literatura - Gato Preto

Minhas expectativas com a Interdisciplina Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem são inúmeras primeiramente por amar livros e também trabalhar histórias e contos com meus alunos.

A primeira tarefa foi muito legal, tínhamos que pesquisar livros infanto-juvenil na biblioteca da escola e escolher um livro e trabalhar com meus alunos este livro.

A biblioteca da minha escola é um pouco precária e como gosto de inúmeros autores, não tive dúvida. Pensando na faixa etária que trabalho (séries finais do ensino fundamental alunos de 11 à 15 anos), e conhecendo suas preferências, escolhi uma obra que relata contos de terror.O melhor representante deste gênero literário conto de terror é certamente o Edgar Allan Poe. Este escritor aguça a curiosidade, prendendo a atenção por completo.


Trabalhei como meus alunos o conto “O gato preto”, nada melhor que cenas macabras um pouco de insanidade e algo sobrenatural para prender a atenção deles.As inúmeras hipóteses e suposições que vão surgindo à medida que a leitura flui são maravilhosas, após a leitura coletiva. Realizamos algumas atividades como interpretação textual, produção textual a criação de um novo final para o conto.


O Gato Preto traz um homem que, movido pelo abuso do álcool e pela ira provocada pelo amor incondicional que um bicho pode dedicar a seu dono, vê seu sentimento se transformar em perversidade, e acaba por enforcar seu gato. Perseguido pelo fantasma do gato, ele adota outro animal, que, com o passar do tempo, além de despertar a mesma aversão em seu dono, revela em sua pelagem a marca da forca.”



 

Referências:
Poe, Edgar Allan. O Gato Preto e Outras Historias - Col. Reencontro Literatura. Scipione

http://www.mundodoslivros.com/2013/10/resenha-especial-o-gato-preto-por-edgar.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário