Observação segundo o
dicionário s.f. Ato ou efeito de observar. Exame, análise. Nota, reflexão. Nota
escrita. Advertência. A observação serve como instrumento de pesquisa
principalmente para a educação. Na atividade solicitada pela Interdisciplina
Seminário Integrador III foi de selecionar duas imagens da nossa escola, sala
de aula usando a observação de dois modos distintos: primeiramente como observador
não participante e posteriormente como observador não participante.
Escolhi está imagem porque é a visão de
entrada da escola este Ipê Roxo é imponente e muito lindo. Ele transmite uma
sensação de natureza, ar puro e sua cor vibrante em contraste ao azul (cor das
paredes da escola e do céu) alegram a entrada da escola. É impossível passar
pela rua e não observar os encantos naturais deste majestoso pé de Ipê Roxo,
colorindo este azul céu.
Nesta segunda imagem faço parte: primeiro
pela pesquisa que apresentei aos alunos sobre este artesanato cheio de
simbologia – o “Olho de Deus” (O Olho de Deus é um antigo símbolo feito pelos índios Huichol
do México e dos índios Aymara da Bolívia.), E a partir da explicação teórica
partimos para a prática.
O
trabalho foi lindo e muito prazeroso por que além de criar seu “Olho de Deus”
todos meditamos e metalizamos coisas boas para a pessoa que o receberia de
presente.
Como
se pode observar todas as imagens mostram cores, acredito que a “cor” ou melhor
as “cores” são de suma importância na educação por que algumas estimulam,
outras tranqüilizam além de transmitir beleza e aconchego no ambiente.
Referências Bibliográficas
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda.
Dicionário da língua portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010. 2222 p. ISBN
978-85-385-4198-1.
LÜDKE, M. ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em
educação: abordagens qualitativas. São Paulo (SP): EPU; 1986.
MARCONI, Marina de Andrade & LAKATOS,
Eva Maria. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisa,
elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário