quarta-feira, 20 de abril de 2016

Observando

Observação segundo o dicionário s.f. Ato ou efeito de observar. Exame, análise. Nota, reflexão. Nota escrita. Advertência. A observação serve como instrumento de pesquisa principalmente para a educação. Na atividade solicitada pela Interdisciplina Seminário Integrador III foi de selecionar duas imagens da nossa escola, sala de aula usando a observação de dois modos distintos: primeiramente como observador não participante e posteriormente como observador não participante.


Escolhi está imagem porque é a visão de entrada da escola este Ipê Roxo é imponente e muito lindo. Ele transmite uma sensação de natureza, ar puro e sua cor vibrante em contraste ao azul (cor das paredes da escola e do céu) alegram a entrada da escola. É impossível passar pela rua e não observar os encantos naturais deste majestoso pé de Ipê Roxo, colorindo este azul céu.


Nesta segunda imagem faço parte: primeiro pela pesquisa que apresentei aos alunos sobre este artesanato cheio de simbologia – o “Olho de Deus” (O Olho de Deus é um antigo símbolo feito pelos índios Huichol do México e dos índios Aymara da Bolívia.), E a partir da explicação teórica partimos para a prática.

O trabalho foi lindo e muito prazeroso por que além de criar seu “Olho de Deus” todos meditamos e metalizamos coisas boas para a pessoa que o receberia de presente.

Como se pode observar todas as imagens mostram cores, acredito que a “cor” ou melhor as “cores” são de suma importância na educação por que algumas estimulam, outras tranqüilizam além de transmitir beleza e aconchego no ambiente.


Referências Bibliográficas
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010. 2222 p. ISBN 978-85-385-4198-1.
LÜDKE, M. ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo (SP): EPU; 1986.
MARCONI, Marina de Andrade & LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário