quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Técnicas e Tecnologias no Trabalho com as Operações Aritméticas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental


Com a leitura do texto intitulado Técnicas e Tecnologias no Trabalho com as Operações Aritméticas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental” dos autores Bittar, Freitas e Pais percebesse que para Bittar et.al (2013) o conhecimento matemático envolve técnica e linguagem própria, entretanto esta linguagem necessita de comprovação para validar os resultados obtendo assim a compreensão.
Trabalhar com matemática é um campo obscura para mim que trabalho com português nas séries finais do ensino fundamental por este motivo optei em trabalhar com adição e subtração.
Aparente mente é algo simples, porém como explicar contas mais complexas com ou sem reserva de números. Sempre observei o ensino de matemática da forma mais tradicional possível decorando e memorizando uma tarefa bem técnica. Pensando desta forma foi bem difícil compreender e repassar construtivamente o ensino da matemática.
Ensinar a adição ou subtração vai além de colocar e tirar, é compreender que se o aluno não estiver familiarizado com o sistema decimal ele não terá êxito. O texto evidencia a importância de trabalhar matemática com diferentes tipos de materiais, e trabalhando de forma prática com jogos a compreensão do conceito será melhor absorvida.
Na minha sala de aula creio que vou trabalhar com diferentes materiais trazendo para sala de aula modelos do contexto escolar e do dia-a-dia como a técnica da “Máquina de Café” que permite familiarizar com algo que está no nosso dia a dia.



Referência:

BITTAR, M. FREITAS, J.L.M. PAIS, L.C. Técnicas e tecnologias no trabalho com as operações aritméticas nos anos iniciais do ensino fundamental. In SMOLE, K.S. e MUNIZ, C.A (Org). Matemática em sala de aula: reflexões e propostas para os anos iniciais do ensino fundamental. – Porto alegre: Penso, 2013- p. 16- 47

Nenhum comentário:

Postar um comentário