Com a leitura do texto intitulado “Técnicas e Tecnologias no Trabalho com as Operações Aritméticas nos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental” dos autores Bittar, Freitas e Pais
percebesse que para Bittar et.al (2013) o conhecimento matemático
envolve técnica e linguagem própria, entretanto esta linguagem necessita de
comprovação para validar os resultados obtendo assim a compreensão.
Trabalhar com matemática é
um campo obscura para mim que trabalho com português nas séries finais do
ensino fundamental por este motivo optei em trabalhar com adição e subtração.
Aparente mente é algo
simples, porém como explicar contas mais complexas com ou sem reserva de
números. Sempre observei o ensino de matemática da forma mais tradicional possível
decorando e memorizando uma tarefa bem técnica. Pensando desta forma foi bem difícil compreender e
repassar construtivamente o ensino da matemática.
Ensinar a adição ou
subtração vai além de colocar e tirar, é compreender que se o aluno não estiver
familiarizado com o sistema decimal ele não terá êxito. O texto evidencia a importância
de trabalhar matemática com diferentes tipos de materiais, e trabalhando de
forma prática com jogos a compreensão do conceito será melhor absorvida.
Na minha sala de aula creio
que vou trabalhar com diferentes materiais trazendo para sala de aula modelos
do contexto escolar e do dia-a-dia como a técnica da “Máquina de Café” que
permite familiarizar com algo que está no nosso dia a dia.
Referência:
BITTAR, M. FREITAS, J.L.M. PAIS, L.C.
Técnicas e tecnologias no trabalho com as operações aritméticas nos anos
iniciais do ensino fundamental. In SMOLE, K.S. e MUNIZ, C.A (Org). Matemática
em sala de aula: reflexões e propostas para os anos iniciais do ensino fundamental.
– Porto alegre: Penso, 2013- p. 16- 47
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