Na Interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação estamos aprofundando nossos conhecimentos em Projetos na semana 1 e 2 com a leitura dos textos de Fernando Hernández e Antoni Vidiella Zabala.
Projeto de Ensino:
O Professor define um tema, traça suas etapas que os alunos devem executar como pesquisadores, o professor será um facilitador neste processo. Este projeto geralmente aborda temas externos ao ambiente escolar que envolva toda a comunidade, finalizando com a socialização dos resultados promovendo conscientização e prováveis mudanças.
ılı.lıllılı.ıllı..ılı.lıllılı.ıllı
O professor deixa o tema de livre escolha do objeto a ser estudado pelos alunos, partindo da curiosidade. O professor deve agir como um orientador do processo, necessitando de planejamento prévio para cada etapa a ser seguida.
ılı.lıllılı.ıllı..ılı.lıllılı.ıllı
Vantagem de se Trabalhar com Projetos:
Trabalhar com projetos cria a possibilidade de trabalhos interdisciplinares, envolvendo os alunos e estreitando o seu relacionamento com os professores, além é claro de propiciar a construção de um aprendizado.
Trabalhar com projetos é uma meta que pretendo alcançar, tenho convicção que as políticas públicas não tem interesse em formar professores reflexivos e que contribuam com a formação de uma rede na escola.
Percebo que este estreitamento de relações entre professores, alunos e comunidade escolar é de suma importância para resgatar o aluno. Deduzo que se os governantes tivessem algum interesse eles preparariam os educadores disponibilizando cursos, palestras, seminários etc., as escolas estaduais rede onde leciono sequer disponibiliza hora (relógio) para os educadores se atualizarem a prioridade é professor em sala de aula e isso é péssimo.
Ter os alunos trabalhando ativamente na construção do conhecimento partindo de uma situação problemática de seu interesse tornará esta pesquisa algo prazeroso e de profundas aprendizagens tanto para os alunos quanto para os professores que trabalharão cooperativamente.
VIDIELLA, A. Z. La práctica educativa. Cómo enseñar. Mexico: Colofón, SA de C.V., 2007
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e Mudança na Educação: os projetos de trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Imagem
Disponível em: <http://br.blog.trello.com/wp-content/uploads/2015/07/Aprendizado-Baseado-em-Projetos.png>. Acesso em 17/05/2017.
Olá! A postagem faz uma ótima comparação entre as temáticas que estamos estudando na interdisciplina de Projeto Pedagógico em Ação. Faz a análise do ambiente de trabalho e pensa sobre possibilidades em relação a teoria. Parabéns pela referências e inserir a origem da gravura. Esses cuidados já qualificam o teu texto.
ResponderExcluirAtt Glauber Moraes
Tutor Seminário Integrador V
PEAD-UFRGS
Estamos aprendendo... Estive revendo e realizando a atividade da Interdisciplina Seminário Integrador V - Análise do blog Portfólio - Eixo I e Eixo II, percebi o quanto preciso melhorar. Bjs
ResponderExcluir