Este PEAD tem me proporcionado uma vasta aprendizagem diariamente além de mudar drasticamente meu modo de olhar tudo. Esta semana a proposta de aprendizagem foi assistir ao vídeo e ler o artigo da Professora
Izabel Maior aprendi sobre deficiência sobre o ponto de vista de uma pessoa que
se tornou deficiente aos 20 anos de idade. Ela relatou que a exclusão imposta
as pessoas ditas “normais” é imensa, e que a aplicação de cotas é algo valido
porque existe discriminação.
Ela relatou que a inclusão atende a um direito social
deve estar politicamente relacionado aos direitos humanos, fornecendo suporte na
arquitetura urbana de circulação e locomoção, transporte, comunicação. Proporcionando
acesso e principalmente autonomia das pessoas com deficiências.
Na escola onde trabalho temos muitas pessoas com deficiência,
trabalho com deficiência física motora e intelectual. A interação encontra inúmeras
barreiras seja de locomoção e também de aceitação do grupo que está
engatinhando para compreensão e aceitação, existe uma gigantesca barreira de compreensão
que todos têm direitos. Lamentavelmente vamos ajeitando, dando o famoso
jeitinho brasileiro, para superar as barreiras estruturais materiais e as barreiras
pessoais, vamos trabalhando, conversando explicando, mas é algo que se constrói
diariamente acredito que a maior dificuldade e lidar com os ditos “normais”.
Imagem dispnível em: <https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXNACXu49Od1Caal-xGs-WBlI5fVamHr9HqaAI_FGVAvFrnid0DyXGTOA4q09jKdmK7eu_Q7qBOb3375ZL62BoU4ffx4RVopNnGl9F4P7KJySJO1ZtrRphflcsERDIRGc3DTvbVK5T8yHk/s400/deficientes.png> acesso em: 21 out. 2017.
Referências:
MAIOR, Izabel. História, conceito e tipos de deficiência.
Disponível em: <História, conceito e tipos de deficiência Izabel Maior>
acesso em 20 out. 2017.
MAIOR, Izabel. Vídeo - “Deficiências
e Diferenças”, no Café Filosófico da TV Cultura
(https://www.youtube.com/watch?v=29JooQEOCvA – agosto de 2016)
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