A
teoria de Jean Piaget é uma respeitável referência para compreendermos o
desenvolvimento e a aprendizagem humana. Através das leituras de Becker e
Marques e trechos de obras de Jean Piaget conhecemos moderadamente um pouco das
características dos estágios de desenvolvimento.
Ao criar a Teoria Cognitiva, Jean Piaget exemplifica
que os estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano, enumerados em:
Sensório-motor, Pré-operacional, Operatório concreto e Operatório formal.
Imagem disponível em: <https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgvuYYBRCkVC4Fn2pdAPxtn2Xe3nvitK39Oe7oWyW-c1G1ZpU-0GpjwPEuGY6SdmE3rYEtirw9ohTQkND25CuS5YiSxnD2TwGNOkcaKjBBaIm02am8Q1fqst-zPL3h1Y7wE6MeGOPU7ipw/s1600/Sem+t%25C3%25ADtuaaalo+1.png> acesso em 30 out 2017.
Segundo Piaget o ser humano não possui a estrutura mental definida ela se constrói. Para Piaget o conhecimento surge ocorre por meio do equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, ocasionando uma adaptação.
Referências:
BECKER,
F. e MARQUES, T. Estádios do Desenvolvimento. In: BECKER, F. Educação e
construção do conhecimento, 2ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.
PIAGET,
Jean. Os Estágios do Desenvolvimento Intelectual da Criança e do Adolescente.
In.: Piaget. São Paulo : Abril
Cultural, 1983 – págs 235-241.
PIAGET,
Jean. Seis Estudos de Psicologia.
Trad. Maria A.M. D’Amorim; Paulo S.L. Silva. Rio de Janeiro: Forense, 1999.
Nenhum comentário:
Postar um comentário