A Interdisciplina Educação e Tecnologias da
Comunicação e da Informação propôs revisitar nossas lembranças, nossas memórias tecnológicas usadas na época das nossas primeiras aprendizagens. Nos reunirmos em grupo e o nosso
grupo têm a mesma
faixa etária e, portanto vivenciou e fez uso de praticamente todos os mesmos recursos didáticos. Percebemos que estes recursos eram utilizados não somente para ilustrar e diversificar as aulas mas para também desenvolver novas habilidades.
Ao
debatermos o assunto, ocorreu aquele momento de saudosismo a lembrança e até
mesmo nosso olfato entrou no debate. Impossível não recordar das folhas
mimeografadas que eram utilizadas para avaliações e para atividades de
motricidade, recorte etc, que também serviam para registro e comprovação de
aprendizagem.
A lousa verde
ou negra enorme e nós tão pequeninas onde eram escritos com giz os conteúdos e
explicações - garantir o registro do conteúdo.
Num
momento de maior ludicidade o aparelho toca discos entrava em cena com músicas,
hinos ou áudio de historias naqueles discos de vinis pequenos e coloridos.
Estes
materiais eram no ambiente escolar como facilitadores das didáticas da época
com as intencionalidades pedagógicas eram mostrar outras possibilidades de
ensino e aprendizagem.
Na
atualidade estes singelos objetos arcaicos são ofuscados pelas ferramentas
tecnológicas como computador, notebook, vídeo, data show, aparelho celular,
câmera fotográfica, gravador de vídeo, etc.
Percebemos
que esta variedade de objetos por vezes torna o estudante avesso à
criatividade, tudo parece não ter graça, não traz motivação.
Imagens:
Disponível em:
<http://anacaldatto.blogspot.com.br/2014/08/lembra-dos-disquinhos-de-historia.html>
acesso 08 abril 2018.
Disponível em:
<http://cartacampinas.com.br/wordpress/wp-content/uploads/CAM02477.jpg>
acesso 08 abril 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário