segunda-feira, 8 de junho de 2015

ORAÇÃO DO PROFESSOR - GABRIEL CHALITA


Fim de Trimestre

        Pra todos nós professores finaliza-se um trimestre e incia-se outro. Porém entre eles tem inúmeras provas para elaborar, aplicar, corrigir, cadernos de chamada... aff 
        É uma correria louca! Mas como todo professor sobreviverei! 

Corporeidade uma breve reflexão

        O ser humano tem uma necessidade latente de inovação, criação e invenção esta capacidade ajudou e muito seja na cura de doenças seja em guerras eliminado outros semelhantes para a preservação de outros tantos.
           Porém ao mesmo tempo em que temos esta necessidade de criação cada vez mais visualizamos um distanciamento nas relações afetivas humanas sejam elas mãe/filho ou homem/mulher. Percebesse que as relações afetivas estão mais relacionadas a posse do que verdadeiramente uma simples relação afetiva entre pares, é marcante o quanto são descartáveis assim como no filme “Inteligência Artificial” logo que Mônica (à mãe) tem seu filho de volta (filho que estava em coma) ela passa a tratar o robô com hostilidade.
Estas manifestações corpóreas não são percebidas pelo robô "David". Este apresentava uma série de características de pureza em suas ações que não filtram as atitudes de rejeição de sua mãe, tão pouco conseguia se defender do seu irmão Martin. Ele era racional, rotineiro, franco e ingênuo. Seu pensamento era tão puro a ponto de acreditar na existência da Fada Azul. Será que estas características manifestação corpóreas não estão fazendo falta em nós seres humanos?
Na leitura do texto “Corporeidade: Uma complexa trama transdisciplinar. In GONÇALVES; C.J.S. Corporeidade. Revisão do Conceito. Tese de Doutorado. UNIMEP. 2005.”, percebi que a corporeidade tem diferentes aspectos assim como no filme, foi crescente a relação de criador e criatura e a dependência do criador com sua criatura. A consciência é uma das principais características dos seres humanos e se um robô tem esta característica é por que foi inserida por um humano.
É marcante a conflito interno e como foi difícil deixar de lado superioridade e ter que destruir aquilo que criou por medo de ser superado pela sua criação.
Luciane Soares Xavier
·                     Corporeidade: Uma complexa trama transdisciplinar. In GONÇALVES; C.J.S. Corporeidade. Revisão do Conceito. Tese de Doutorado. UNIMEP. 2005.

·                     A.I. : Inteligência Artificial – EUA, Ficção, Direção: Steven Spielberg, Warner Home Vídeo, 2001.


terça-feira, 2 de junho de 2015

Texto: a origem da palavra cultura por Alfredo Bosi


Incrível como foi resumido em poucas palavras o ensinamento de uma vida que "cultura é a de transmissão de conhecimentos e valores de uma geração para outra, de uma instituição para outra, de um país para outro; subsiste sempre a ideia de algo que já foi estabelecido em um passado – que pode ser um passado próximo ou um passado remoto."

Como graduada em Letras já havia estuda e lido alguns artigos de Alfredo Bosi, gosto muito de seus textos de sua escrita precisa e clara, bem objetiva de fácil entendimento. Ao pensarmos em cultura, cultural lembramos de algo do passado, algo que foi ensinado que aprendemos. 

Para Alfredo Bosi, a cultura é alguma coisa que se faz, e não apenas um produto que se adquire. 

Semana 4 - Estudo, Trabalho e Lazer


Na Semana 4 para a interdisciplinar -  ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE: Abordagem Sociocultural e Antropológica vamos aprofundar nossos conhecimentos em Cultura, conhecimento, comportamento e lógica das relações sociais teremos inúmeras tarefas:
1. Leitura:
·         A origem da palavra Cultura, Alfredo Bosi.
·         Cultura e Democracia, Marilena Chauí.
·         Cultura e educação popular: apropriação dos entes da cultura, Maria das Graças de Almeida Baptista.
·         Narradores de Javé.
·         Vista minha Pele

2. Filmes:
3. Estudo fotográfico (celular) evidenciando as transformações da escola (o que expõe e o que oculta).


Esta semana está sendo muito agitada, fechamento de trimestre! Tenho 13 turmas, inúmeras elaborações de provas, correções, recuperações e conselho de classe! Aff

ESTUDO MUITO.
E TRABALHO MUITO, TAMBÉM! 
PORÉM NÃO SOBREVIVO SEM O LAZER! 
HAJA TEMPO! 



Não abro mão do lazer! Neste final de semana assisti uma peça teatral com minhas filhas - João e o pé de feijão da Cia. Halarde no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), super indico. Também incluí na lista de lazer os filmes indicados para as interdisciplinas ... rsrsrs