Na perspectiva, que o planejamento participativo
é que o PPP constitui-se seja um instrumento de intervenção na realidade
escolar visando proporcionar a organização do trabalho pedagógico; a
utilização dos tempos e espaços escolares; identificar e valorizar
aspirações, ideais e anseios; e sobretudo, permitindo que a comunidade escolar
possa refletir, definir, construir coletivamente as metas e objetivos trazendo
suas vivencias e anseios para dentro dos portões da escola creio que nossa
escola está bem distante desta perspectiva.
O Projeto Politico
Pedagógico da escola onde trabalho prevê a criação de espaços de
participação para todos os seguimentos na vida da escola, procura integrar
todos (professores, funcionários, alunos, pais e comunidade) tornando-os
corresponsáveis no processo de construção do conhecimento, no entanto
percebe-se uma participação efetiva, por parte da comunidade, somente nas
festividades da escola. As atividades de cunho social e lazer são de
grande aceitação e participação efetiva da comunidade escolar;
As portas da escola sempre estiveram abertas à
comunidade, porem não há um estimulo a discussão e a reflexão, e assim
viabilizar melhorias acessíveis a todos. Promover o desenvolvimento de grupos,
com a finalidade de estabelecer entre eles, vínculos e identidades coletivas
esta elencado com o item “Construir conhecimentos de
forma interdisciplinar e com diferentes metodologias, que considerem os
sujeitos com suas histórias e vivências;”
Ausência de interesse nas questões de
ensino e aprendizagem e em debates e reflexões sobre:
limites, respeito, valores, agressividade, compromisso e cidadania; são
visíveis até mesmo em entrega de boletins. Porém quando a um retorno negativo
ou seja notas vermelhas nos deparamos com a recusa. Recusa esta
ilustrada no texto “A arte de viver das novas gerações Capítulo: Projeto Participação”,
aquela vivência limitada a jogos o que se estende a preguiça de estudar, de
aceitar o resultado e recusa ao professor, qualquer hierarquia e ao seu papel
de estudante.
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