Com a leitura da obra “Pedagogia da autonomia: Saberes necessários
à prática educativa” minha percepção sobre a perspectiva de Freire é que
existem diferentes tipos de educadores que se dividem em críticos,
progressistas e conservadores.
Porem indiferente ao tipo de professor todos necessitam de saberes
comuns como saber relacionar teoria e prática; conduzir o aluno para produção e
construção do conhecimento; perceber que ao ensinar aprende e principalmente
consiga “despertar no aluno a curiosidade, a busca do conhecimento, a
necessidade de aprender de forma crítica”.
O livro pedagogia da autonomia versa sobre de lacunas que são
conflituosas entre os educadores destacando a necessidade da reflexão crítica
sobre a prática educativa, que dialoga com a teoria e a prática, sendo o
posicionamento vital para o autor que não há docência sem discência, quer dizer
que: quem ensina ‘aprende o ensinar’, e quem aprende ‘ensina o aprender’.
Para o autor ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as
possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Deixando claro que o
ensino não depende somente do professor, bem como a aprendizagem não é
exclusiva do aluno, mas tanto o ensino versus aprendizagem e o professore
versus aluno se fundem e se completam.
Segundo o autor a convivência harmoniosa e amorosa entre professor
e aluno reflete na troca de saberes e a educação como base de transformação
social.
FREIRE, Paulo. Pedagogia
da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.
1998
Nenhum comentário:
Postar um comentário