Ao assistir o vídeo Paradigma Psicanalítico na Educação 1 que fala a respeito das principais descobertas de Sigmund Freud: o inconsciente e a existência de uma sexualidade infantil, percebi que assim como os entrevistados atribuo a tudo que não sei explicar a Freud.
Com o vídeo percebi que o inconsciente na verdade muito consciente e influência nas nossas escolhas e atitudes. Que nossas decisões expressivas da nossa vida não oriundas da razão. Até o Freud achávamos que podíamos controlar nossas escolhas pela razão, no entanto nossa escolhas são oriundas de desejos e emoções.
A questão do amor de mãe, da sexualidade infantil me fizeram rever atos e atitudes que vivenciei tanto com minha mãe e minha com minhas filhas.
Realmente estas relações envolvem muito sentimento muita emoção, um carinho prazeroso.
Quando nos permitimos viver alguma fantasia algo que é desejado pelo nosso inconsciente, primeiramente Freud pensa a consciência como algo limitado e tudo que faz parte da nossa vida esta além no "inconsciente".
Posteriormente ele trata o inconsciente como um espaço inacessível onde estão nosso pensamentos inatingíveis e fantasias.
Ordenação do caos aparente
A um instinto opunha-se outro, proibições sociais bloqueavam impulsos biológicos. Ele tentou ordenar este caos aparente propondo três componentes básicos estruturais da psique humana: o id (Es), o ego (Ich) e o superego (Über-Ich).
O id constitui a fonte dos impulsos ou tendências de uma pessoa; o superego representa os educadores (pais, professores) introjetados no indivíduo; e o ego é uma espécie de "relações públicas" entre o ser, seus impulsos e a sociedade.
Freud usou a seguinte metáfora para mostrar como essas três instâncias se relacionam: o ego é um cavaleiro tentando frear um cavalo selvagem (o id), seguindo as ordens do professor de equitação (superego).
Na questão da razão versus emoção, visualizamos todas as funções do ego de moderação e ponderação e do id aquilo que não temos controle. Já o superego já consciente impede tudo que o ig gostaria de fazer.
Estou ansiosa para debatermos através de dinâmica as questões do inconsciente na Interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I.
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