terça-feira, 24 de novembro de 2015

A Onda


Filmes... Amo filmes e um exemplo perfeito para exemplificar o comportamento ou melhor experiência (fato verídico) mau sucedida seria “A Onda” onde o professor de história pessoa de personalidade forte resolve fazer um experimento fazer com que seus alunos compreendam como os alemães praticaram crimes tão horríveis.

O professor ilustra a figura de um chefe autoritário e intimidador que impõe passividade e submissão e facilmente desencadeiam os mecanismos da psicologia de massas entre adolescentes, mais vulneráveis do ponto de vista emocional.

Durante uma semana os alunos deveriam assistir filmes, palestras, debates sobre o nazismo, porém este experimento foge ao seu controle. A turma dos ditos CDF, tranqüilos em casa se unem e começam a exigir a ordem dentro da escola indo de encontro com o grupo que representava a Anarquia.
No primeiro momento "A Onda" apresenta a melhorias superficiais na postura de alguns alunos mas logo esta melhoria se transforma em intolerância e agressividade, impossibilitando a vida sem ódio e segregação.

Percebesse que cada personagem tem uma motivação que desencadeia suas atitudes como o casal principal, Karo e Marco, em que, nitidamente, ela é a mais forte. Karo tem pais amorosos, mas liberais demais, o que a desagrada. Marco sente-se alheio a sua família, na qual não há pai e a mãe envolve-se com parceiros da idade dele. Procura o modelo de identidade no pai de Karo. Ela é mandona e Marco se submete de modo passivo; mostra um abandono talvez primal, refletido em sua insegurança. A personagem ganha força e poder de decisão, atrelado a descontrole de agressão, principalmente com Karo, já que, pela primeira vez, surge o desejo de dominá-la.


Este filme relata que varias situações de agressividade, violência, homicídios, suicídios, bulling, homofobia etc. no ambiente escolar porém no final, todos acabam inocentados diante desta hipnótica corrente mental, percebemos neste filme os mecanismos de defesas como Racionalização, as justificativas para o comportamento são consistentes e aceitáveis, e a Identificação os jovens assimilam e se transformam a partir do modelo apresentado pelo professor e também Desenvolvimento Afetivo representados pelo casal Karo e Marco citados acima.


Referências:

http://firefoca.com.br/wp-content/uploads/2014/07/die_well_filme_onda.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário