quarta-feira, 12 de julho de 2017

A escola é nossa!

Na disciplina Organização do Ensino Fundamental estudamos sobre a cooperação dos diferentes segmentos da comunidade escolar, e como as relações horizontais contribuem para institucionalizar uma cultura organizacional democrática.
Percebi que a participação de professores, alunos, funcionários, pais e comunidade no processo de tomada de decisões são de grande valia para êxito das deliberações. E estas cooperações são fundamentais para resoluções de problemas, estabelecendo uma maneira de aprimorar o funcionamento da escola.
Compreendi que o gestor escolar deve visar à gestão democrática, sendo um mediador e estimulador, sendo um mediador de transformações, incentivando, convocando e mediando a comunicação/relação de todos envolvidos na escola.
Uma gestão tida como democrática valoriza o envolvimento da comunidade na tomada de decisões, impulsionando um trabalho coletivo. Fazendo com que cada um perceba sua importância na tomada de decisões para transformação deste ambiente.
A efetiva participação dos vários segmentos (alunos, pais, professores e servidores) representados na escola pelas as instâncias colegiadas (Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, CPM, Conselho de Classe) culmina numa gestão democrática, participando ativamente de todas as ações, tomada de decisões e desenvolvendo a consciência social e conquistando uma escola pública de qualidade. Percebemos que quando há envolvimento este trabalho é valorizado e respeitado por toda comunidade escolar.

Segundo Veiga (1998, p.113):
Podemos considerar que a escola é uma instituição na medida em que a concebemos como a organização das relações sociais entre os indivíduos dos diferentes segmentos, ou então como o conjunto de normas e orientações que regem essa organização. (...) Por isso torna-se relevante as discussões sobre a estrutura organizacional da escola, geralmente composta por conselho Escolar e pelos conselhos de Classe que condicionam tanto sua configuração interna, como o estilo de interações que estabelece com a comunidade.

Entendi que o conselho escolar é fundamental no processo de sua construção e constituição da escola democrática. Passando por momentos de vivências coletivas, nas quais não somente se discuta o significado de um órgão colegiado para a organização político-pedagógica da escola, mas também se defina o tipo de homem, de educação e de sociedade que se deseja construir.
Logo, é necessário pensar em meios e estratégias que garantam estudos e debates, seminários, encontros, assembléias com os diversos segmentos componentes da comunidade escolar, para que o processo de construção do conselho seja antecipado de condições possibilitadoras da compreensão teórico-prática e política que explicitem a sua necessidade (PEREIRA FILHO, 1996).
Concluí que o ensino a distância (EaD), veio de encontro com a nova reconfiguração do modo de ensinar e aprender, bem como a relação professores e alunos. A inserção das novas tecnologias, aprender deixou de ser uma forma de “decorar”, visto que as informações estão a um click. Perante isso, é extremamente necessário que os professores compreendam e se amoldem a esta nova metodologia de ensinoaprendizagem. A construção do conhecimento deve ser mediada pelo professor, formando um cidadão autônomo, crítico e criativo.
Imagem <https://loja.grupoa.com.br/uploads/midia/20160707044741_Recreio.jpg>

Referências

AIRROS, M. S.; SILVA, M. B. G. Projeto político pedagógico e regimento escolar: espaços para a construção de uma escola pública democrática. Disponível em: <https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2010296/mod_resource/content/2/PPP.pdf> acessado em: 09 jun 2017.

APPLE, Michael W. Conhecimento Oficial: a educação democrática numa era conservadora. Petrópolis: Vozes, 1999.

LIMA, Iana Gomes de. O Sistema Estadual de Avaliação Participativa na educação estadual do Rio Grande do Sul: contribuições para o desenvolvimento de uma gestão escolar democrática. Disponível em <https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2027865/mod_resource/content/1/O%20Sistema%20Estadual%20de%20Avalia%C3%A7%C3%A3o%20Participativa%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o.pdf> Acesso em 27 de jun de 2017.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Filme/vídeo: A construção do Projeto Político Pedagógico da escola. TV Paulo Freire. 2007.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (org) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14ª edição Papirus, 2002.


PEREIRA FILHO, J. C. Gestão democrática: processo de criação dos conselhos escolares nas unidades de ensino de Fortaleza. In: Anais do 1o Simpósio Regional de Administração da Educação do Nordeste. Gestão e Participação. Fortaleza, 1996.

2 comentários:

  1. Oi Lu, show as tuas reflexões ao longo das aprendizagens com o PEAD, parabéns, a tua caminhada e os teus registros são muito esclarecedores!

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    1. Obrigada! Daia, neste semestre você foi fundamental! Nossa trajetória foi maravilhosa. :)

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