Na
disciplina Organização do Ensino Fundamental estudamos sobre a cooperação dos
diferentes segmentos da comunidade escolar, e como as relações horizontais contribuem para
institucionalizar uma cultura organizacional democrática.
Percebi que a participação de professores,
alunos, funcionários, pais e comunidade
no processo de tomada de decisões são de grande valia para êxito das
deliberações. E estas cooperações são
fundamentais para resoluções de problemas, estabelecendo uma maneira de
aprimorar o funcionamento da escola.
Compreendi que o gestor
escolar deve visar à gestão democrática, sendo um mediador e estimulador, sendo
um mediador de transformações, incentivando, convocando e mediando a comunicação/relação de
todos envolvidos na escola.
Uma gestão
tida como democrática valoriza o envolvimento da comunidade na tomada de
decisões, impulsionando um trabalho coletivo. Fazendo com que cada um perceba sua
importância na tomada de decisões para transformação deste ambiente.
A efetiva
participação dos vários segmentos (alunos, pais, professores e servidores)
representados na escola pelas as instâncias colegiadas (Conselho Escolar,
Grêmio Estudantil, CPM, Conselho de Classe) culmina
numa gestão democrática, participando ativamente de todas as ações, tomada de
decisões e desenvolvendo a consciência social e conquistando uma escola pública
de qualidade. Percebemos que quando há envolvimento este trabalho é valorizado
e respeitado por toda comunidade escolar.
Segundo Veiga (1998, p.113):
Podemos considerar que a escola é uma instituição na medida
em que a concebemos como a organização das relações sociais entre os indivíduos
dos diferentes segmentos, ou então como o conjunto de normas e orientações que
regem essa organização. (...) Por isso torna-se relevante as discussões sobre a
estrutura organizacional da escola, geralmente composta por conselho Escolar e
pelos conselhos de Classe que condicionam tanto sua configuração interna, como
o estilo de interações que estabelece com a comunidade.
Entendi que o conselho escolar
é fundamental no processo de sua construção e constituição da escola democrática.
Passando por momentos de vivências coletivas, nas quais não somente se discuta
o significado de um órgão colegiado para a organização político-pedagógica da
escola, mas também se defina o tipo de homem, de educação e de sociedade que se
deseja construir.
Logo, é necessário pensar em
meios e estratégias que garantam estudos e debates, seminários, encontros, assembléias
com os diversos segmentos componentes da comunidade escolar, para que o
processo de construção do conselho seja antecipado de condições
possibilitadoras da compreensão teórico-prática e política que explicitem a sua
necessidade (PEREIRA FILHO, 1996).
Concluí que o ensino a distância (EaD), veio de encontro com a nova reconfiguração
do modo de ensinar e aprender, bem como a relação professores e alunos. A inserção
das novas tecnologias, aprender deixou de ser uma forma de “decorar”, visto que
as informações estão a um click. Perante isso, é extremamente necessário que os
professores compreendam e se amoldem a esta nova metodologia de
ensinoaprendizagem. A construção do conhecimento deve ser mediada pelo
professor, formando um cidadão autônomo,
crítico e criativo.
Imagem <https://loja.grupoa.com.br/uploads/midia/20160707044741_Recreio.jpg>
Referências
AIRROS, M. S.; SILVA, M. B. G. Projeto político pedagógico e regimento escolar: espaços para a
construção de uma escola pública democrática. Disponível em: <https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2010296/mod_resource/content/2/PPP.pdf> acessado em: 09 jun 2017.
APPLE, Michael W. Conhecimento
Oficial: a educação democrática numa era conservadora. Petrópolis: Vozes,
1999.
LIMA, Iana Gomes de. O Sistema Estadual de Avaliação Participativa na educação estadual do Rio
Grande do Sul: contribuições para o desenvolvimento de uma gestão escolar
democrática. Disponível em <https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2027865/mod_resource/content/1/O%20Sistema%20Estadual%20de%20Avalia%C3%A7%C3%A3o%20Participativa%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o.pdf>
Acesso em 27 de jun de 2017.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Filme/vídeo: A construção
do Projeto Político Pedagógico da escola. TV Paulo Freire. 2007.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (org) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14ª
edição Papirus, 2002.
PEREIRA FILHO, J. C. Gestão democrática: processo de criação dos conselhos escolares nas
unidades de ensino de Fortaleza. In: Anais do 1o Simpósio Regional
de Administração da Educação do Nordeste. Gestão e Participação. Fortaleza, 1996.
Oi Lu, show as tuas reflexões ao longo das aprendizagens com o PEAD, parabéns, a tua caminhada e os teus registros são muito esclarecedores!
ResponderExcluirObrigada! Daia, neste semestre você foi fundamental! Nossa trajetória foi maravilhosa. :)
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