Após meu ingresso no Pead passei a
observar melhor as questões referentes a avaliação, aprovação dos alunos do
ensino fundamental anos iniciais na Escola Estadual de Ensino Fundamental Duque
de Caxias possui turmas do 1º ao 9º ano, nós professores do “área” ou seja dos
anos finais do ensino fundamental do 6º ao 9º ano sempre culpávamos pelos
alunos que recebíamos.
Hoje sei que na escola os alunos dos
anos iniciais são avaliados de diferentes maneiras e situações e recebem
trimestralmente um “Parecer Descritivo” do aluno que só é concluído após uma
espécie de conselho de classe formado pela Orientação Educacional, Supervisão
Escolar e o professor. Nesse parecer, os professores têm prudência de não usar
palavras negativas, que desqualifiquem a possibilidade que o aluno tem de
aprender, buscando ser o mais especifico possível.
Considero que nossa escola está num
processo democrático e participativo e percebo nitidamente ao final de cada
trimestre: Desde a construção coletiva de PPP da Escola, que necessita de alguns
ajustes bem como a reformulação do nosso Regimento Escolar e, porém o nosso
Processo de Avaliação, ainda não está totalmente democrático.
Mesmo a escola estando de portas
abertas para toda a comunidade escolar e o estimulo da nossa gestora e da supervisão
escolar a efetiva participação do CPM e do Conselho Escolar, que vem promovendo
muitas melhorias físicas para a Escola, porém no que tange avaliação não há uma
concreta participação.
Percebi com os aprendizados que o
aluno deve ser avaliado como único, e principalmente que devemos respeitar seu
ritmo, reconhecendo e valorizando suas conquistas, além de procurar trabalhar
concretamente os conteúdos e envolvendo as famílias nesse seguimento de
construção do conhecimento de seus filhos.
Neste quesito falta um grande caminho
a percorrer, por que muitos professores são resistentes e receosos a supostas
críticas relacionadas as suas metodologias e principalmente aos seus saberes,
além de afetar sua zona de conforto, também atinge sua comodidade e a sua vaidade
pessoal, distanciando-se dos
pressupostos da gestão democrática, e por um trabalho docente cada vez mais
individualizado, o que também impacta no caráter democrático e na qualidade da
educação (APPLE, 1999).
Na
disciplina Organização do Ensino Fundamental estamos debatendo sobre a cooperação
dos diferentes segmentos da comunidade escolar, porém considero se tratando de
avaliação uma UTOPIA. Os pais podem "participar" de muitos momentos
do processo, nas reuniões de pais, projetos, festividades, reformas,
manutenção. Mas ainda não tem esta abertura para defenderem suas ideias no do
processo de educação dos filhos, porém os avanços são mínimos.
Referência:
APPLE,
Michael W. Conhecimento Oficial: a educação democrática numa era conservadora.
Petrópolis: Vozes, 1999.
LIMA,
Iana Gomes de. O Sistema Estadual de Avaliação Participativa na
educação estadual do Rio Grande do Sul: contribuições para o desenvolvimento de
uma gestão escolar democrática. Disponível em <https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2027865/mod_resource/content/1/O%20Sistema%20Estadual%20de%20Avalia%C3%A7%C3%A3o%20Participativa%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o.pdf>
Acesso em 27 de jun de 2017.
Imagens disponíveis em: <http://estudandopos.blogspot.com.br/2014/05/vivencia-em-gestao-escolar-democratica.html> Acesso em 27 de jun de 2017.
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