terça-feira, 4 de julho de 2017

Avaliação Democrática


Após meu ingresso no Pead passei a observar melhor as questões referentes a avaliação, aprovação dos alunos do ensino fundamental anos iniciais na Escola Estadual de Ensino Fundamental Duque de Caxias possui turmas do 1º ao 9º ano, nós professores do “área” ou seja dos anos finais do ensino fundamental do 6º ao 9º ano sempre culpávamos pelos alunos que recebíamos.

Hoje sei que na escola os alunos dos anos iniciais são avaliados de diferentes maneiras e situações e recebem trimestralmente um “Parecer Descritivo” do aluno que só é concluído após uma espécie de conselho de classe formado pela Orientação Educacional, Supervisão Escolar e o professor. Nesse parecer, os professores têm prudência de não usar palavras negativas, que desqualifiquem a possibilidade que o aluno tem de aprender, buscando ser o mais especifico possível.

Considero que nossa escola está num processo democrático e participativo e percebo nitidamente ao final de cada trimestre: Desde a construção coletiva de PPP da Escola, que necessita de alguns ajustes bem como a reformulação do nosso Regimento Escolar e, porém o nosso Processo de Avaliação, ainda não está totalmente democrático.


Mesmo a escola estando de portas abertas para toda a comunidade escolar e o estimulo da nossa gestora e da supervisão escolar a efetiva participação do CPM e do Conselho Escolar, que vem promovendo muitas melhorias físicas para a Escola, porém no que tange avaliação não há uma concreta participação.

Percebi com os aprendizados que o aluno deve ser avaliado como único, e principalmente que devemos respeitar seu ritmo, reconhecendo e valorizando suas conquistas, além de procurar trabalhar concretamente os conteúdos e envolvendo as famílias nesse seguimento de construção do conhecimento de seus filhos.

Neste quesito falta um grande caminho a percorrer, por que muitos professores são resistentes e receosos a supostas críticas relacionadas as suas metodologias e principalmente aos seus saberes, além de afetar sua zona de conforto, também atinge sua comodidade e a sua vaidade pessoal, distanciando-se dos pressupostos da gestão democrática, e por um trabalho docente cada vez mais individualizado, o que também impacta no caráter democrático e na qualidade da educação (APPLE, 1999).

Na disciplina Organização do Ensino Fundamental estamos debatendo sobre a cooperação dos diferentes segmentos da comunidade escolar, porém considero se tratando de avaliação uma UTOPIA. Os pais podem "participar" de muitos momentos do processo, nas reuniões de pais, projetos, festividades, reformas, manutenção. Mas ainda não tem esta abertura para defenderem suas ideias no do processo de educação dos filhos, porém os avanços são mínimos.

Referência:
APPLE, Michael W. Conhecimento Oficial: a educação democrática numa era conservadora. Petrópolis: Vozes, 1999.

LIMA, Iana Gomes de. O Sistema Estadual de Avaliação Participativa na educação estadual do Rio Grande do Sul: contribuições para o desenvolvimento de uma gestão escolar democrática. Disponível em <https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2027865/mod_resource/content/1/O%20Sistema%20Estadual%20de%20Avalia%C3%A7%C3%A3o%20Participativa%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o.pdf> Acesso em 27 de jun de 2017.

Imagens disponíveis em: <http://estudandopos.blogspot.com.br/2014/05/vivencia-em-gestao-escolar-democratica.html> Acesso em 27 de jun de 2017.


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