- Para o professor, na atualidade, o tempo de sala de aula deixa de ser aquele tempo de cumprir com as obrigações, de realizar atividades que se destinam a preencher a carga horária?
- Sim ou não: por quê?
Como Oliveira et al
(2009) salientaram, "[P]ensar no tempo enquanto continuidade nos desafia a pensar
nas atividades de sala de aula como momentos de construção, de reflexão, tanto de
professores e professoras como de alunos e alunas." (p.8), em
contraposição ao "tempo de
cumprir com as obrigações, de realizar atividades que se destinam a
preencher a carga horária."
(p.9)
Para garantir um bom
aproveitamento do tempo em sala de aula, é necessário que o
professor reflita, planeje e organize. Também é salientado a
importância do tempo coletivo de troca de experiencias e
conhecimento entre professores, conversas com os pais e também a
troca pais, professores e alunos e também é claro o tempo
pedagogico de orientação e supervização.
O tempo na escola vai
além da reflexão de quem está dentro ou fora dos padrões, o tempo
esta destinado a criação em expações expandidos, interativos e
ilimitado. Este espaço seria a porta de entrada para momentos de
alegria de aprender.
Referência:
imagem Disponível em: <http://acervo.novaescola.org.br/img/politicas-publicas/mais-tempo-escola.jpg> Acesso em 19 out. 2016.
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