sábado, 27 de maio de 2017

O ser reflexivo e a construção do blog portfólio

Analisar os blogs, a princípio seria uma tarefa simples, porém após a leitura de cada postagem da colega Patrícia e comparando com as minhas postagens percebi o quanto ela vem  conseguindo relacionar e aproveitar as aprendizagens em sua prática em sala de aula.

Suas postagens envolvem sentimentos, anseios, angustias e amor pela profissão, por vezes seu blog se assemelha a um diário. E tem maneira mais rica e prazerosa do que conversar com um?

“Só o eu se aprende a si próprio. Como sujeito que se questiona a si mesmo, o eu consegue a autonomia.” (Habermas)

No blog/portfólio da colega senti ausência nas postagens iniciais de referências e de marcadores. Outra dica seria a cor de fundo do seu blog, as imagens dificultam a leitura de suas postagens.

Em nossa micro reunião, conversamos sobre nossos anseios e dificuldades para qualificar nossas postagens e expressar o que queremos. O olhar cuidadoso da colega e suas colocações sobre meu blog se assemelharam com as minhas. A releitura e a analise do meu blog proporcionaram um olhar distanciado.

Percebo que mantenho imensa dificuldade em relacionar os aprendizagens com minha prática em sala de aula e que deve acrescentar citações das leituras nas minhas postagens.

Entre as capacidades a desenvolver, a literatura da especialidade cita as de observar, descrever, analisar, confrontar, interpretar e avaliar Como a auto-avaliação implica a maior parte destas capacidades e coloca a responsabilidade no sujeito em formação, não admira que seja esta a estratégia que aparece referida com mais frequência. (ALARÇÃO, 1996, p. 9.)

Se auto-avaliar é um trabalho difícil mas também necessário, e como estamos aprendendo creio que houve um crescimento, espero que este feedback me ajude a melhorar e qualificar não só minhas postagens mas também qualificar a profissional que desejo ser.

Outro fator que achei bem interessante foi o fato da escolha da colega esta troca foi bem significativa porque nos escolhemos no acaso e aprendi muito com esta troca. O diferente nem sempre é ruim, o diferente acrescenta, somo e nos modifica.


Referência:
ALARCÃO, Isabel (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Portugal: Porto Editora, 1996.

2 comentários:

  1. Olá! A postagem está bem estruturada com argumentos, reflexões, conceitos e citações. Que bom que saiu da zona de conforto e convidou outra colega a participar do trabalho. Foi encorajador e resultou nessa aprendizagem - Parabéns!

    Att Glauber Moraes
    Tutor Seminário Integrador V
    PEAD UFRGS

    ResponderExcluir
  2. Oi, Glauber! Creio que estoi saindo da minha zona de conforto. Agradeço o comentário!
    Abraço,
    Luciane Xavier

    ResponderExcluir