terça-feira, 30 de maio de 2017

Gestão Democratica

A organização e gestão da educação é um tema muito importante para todos os cidadãos e ainda mais para nós educadores, após a leitura do textoOrganização da educação escolar no Brasil na perspectiva da gestão democrática: sistemas de ensino, órgãos deliberativos e executivos, regime de colaboração, programas, projetos e ações” percebemos vários conceitos devem fazer parte da prática escolar de todas as escolas, mas alguns em especial fazem parte da rotina da escola onde atuo.

A gestão democrática é baseada no Estado de direito emergido com o advento da modernidade, caracteriza-se por uma gestão do tipo racional-legal onde se obedece não pessoa em virtude de seu direito próprio, mas à regra estatuída, que estabelece ao esmo tempo a quem e em que medida se deve obedecer. (Batista, p. 3)

Os elementos fundamentais à gestão democrática escolar estão presentes no cotidiano da minha escola quase em sua totalidade. Na Escola em que trabalho a escola é utilizada como espaço público proporcionando lazer e atividades que envolvam os pais na toma de decisões.

A educação pode ser entendida como a apropriação da cultura, historicamente produzida pelo homem, e a escola enquanto locus privilegiado de produção sistematizado do saber. Isso significa que a escola precisa ser organizada no sentido de que suas ações, que devem ser eminentemente educativas, atinjam os objetivos da instituição de formar sujeitos concretos: participativos, críticos e criativos. (Dourado, p.2)

Trabalhamos com ações educativas em que haja total participação dos alunos seja no planejamento, organização e execução de tal atividade. Acreditamos que o envolvimento do aluno em todas as etapas é imprescindível não só para seu aprendizado, mas também na sua formação como agente crítico, participativo e criativo.

Apesar da superficialidade com que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) trata da questão da gestão da educação, ao determinar os princípios que devem reger o ensino, indica que um deles é a gestão democrática. Mais adiante (art. 14), a referida lei define que os sistemas de ensino devem estabelecer normas para o desenvolvimento da gestão democrática nas escolas públicas de educação básica e que essas normas devem, primeiro, estar de acordo com as peculiaridades de cada sistema e, segundo, garantir a “participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola”, além da “participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes”. Nesse sentido, a gestão democrática da educação requer mais do que simples mudanças nas estruturas organizacionais; requer mudança de paradigmas que fundamentem a construção de uma proposta educacional e o desenvolvimento de uma gestão diferente da que hoje é vivenciada. Ela precisa estar para além dos padrões vigentes, comumente desenvolvidos pelas organizações burocráticas. Essa nova forma de administrar a educação constitui-se num fazer coletivo, permanentemente em processo, processo que é mudança contínua e continuada, mudança que está baseada nos paradigmas emergentes da nova sociedade do conhecimento, os quais, por sua vez, fundamentam a concepção de qualidade na educação e definem, também, a finalidade da escola. (Bordignon, p147)

Em nossa escola os pais, claro que aqueles que se disponibilização e mostram interesse em participar de todos os processos que envolvam a escola, tem total liberdade para participarem nas tomadas de decisões.

Mas creio que a Gestão Democrática para se tornar consolidada tem que envolver a comunidade. Existe uma certa resistência por parte da comunidade em participar, a população não tem que ver como uma obrigação e sim como um dever um direito. Temos um grupo de mães que participam ativamente, mas são aproximadamente 10%. Este grupo esta transformando nosso ambiente escolar, ficamos imaginando se fossem uns 50%.
 
Nossa escola está com problemas sérios de manutenção e um grupo de pais tomou iniciativa de reforma-lá. A escola recebe uma pequena verba para manutenção o restante os pais conseguem com doações e com a venda de roupas e objetos em um brechó.

A gestora utiliza critérios impessoais, objetivos e de vontade da maioria. Sua arrecadação e principalmente seus gastos são de conhecimento de toda a comunidade escolar. Numa gestão baseada no princípio democrático, a relação entre o funcionário público e o gestor se dá por meio de um contrato com regras fixas, claras e universais.

A participação de todos os profissionais seja gestores, professores e demais funcionários além é claro dos alunos, pais e da comunidade construíram uma "Gestão Democrática da Educação". E juntos devem elaborar não só o projeto pedagógico da escola, devem trabalhar juntos administrativamente de forma transparente e clara seja no arrecadação, uso e prestação de contas de recursos financeiros mas também nos demais assuntos que fazem parte da rotina escolar.


Referências:
BATISTA, Neusa Chaves. O Estado Moderno: da gestão patrimonialista à gestão democrática. Disponível em: < http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo5/organizacao_escola/modulo1/estado_moderno_gd_gp.pdf> Acesso em 28 maio 2017.

BORDIGNON, G.; GRACINDO, R. V. Gestão da educação: o município e a escola. In: FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. A. da S. Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2004, p.147.

DOURADO, Luiz Fernandes. MORAES, Karine Nunes de. OLIVEIRA, João Ferreira. Gestão Escolar Democrática: definições, princípios, mecanismos de sua implementação. 13 p. Disponível em:< https://moodle.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=1224443>. Acesso em 30 maio 2017.

PERONI, V.M.V. Mudanças no papel do estado e políticas públicas de educação: notas sobre a relação público/privado. In: PERONI, Vera; ROSSI, Alexandre. (Org.). Políticas educacionais em tempos de redefinições no papel do Estado: implicações para democratização da educação. Pelotas, 2011, v. , p. 23-42.

Disponível em: <https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgr-1iX1OSad1AbuIzMQxvTWRXTMM_YZxlAa8-x_quMCl2FF5zBhMIcdr14l4eHNd969PRIYPlPI8IEgOdnKSYPfSd1GgMedsDy9zEAqmpEx69WOc6FQDVi-p5uXeA0xOBY0u055vCha-8/s640/196060_313826558709166_890434336_n.jpg>. Acesso em 30 maio 2017.

2 comentários:

  1. Olá Luciane, pelo seu relato e as fotos que você postou no Moodle sua escola tem uma Gestão Democrática com regras claras e universais como foi relatado.Se com 10% das mães a escola consegue ter seu espaço revitalizado,com 50% então muito mais poderia ser realizado. Essa escola está de parabéns pela sua Gestão Democrática.
    Abraços
    Maria Rosane

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    1. Sim... Seria um sonho Maria Rosane! A escola estaria linda e os alunos então super participativos e envolvidos efetivamente com a escola.
      Abraços,
      Luciane Xavier

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