Integrar
as aprendizagens do PEAD com minha rotina de trabalho, porém com o passar dos
semestres é algo inevitável. Neste semestre na interdisciplina Projeto Pedagógico além de trabalharmos em grupo na interdisciplina devemos
desenvolver um Projeto de Aprendizagem com nossas turmas. Envolto
em milhares de certezas e dúvidas meu projeto surgiu assim bem por acaso.
Trabalho
com a disciplina de Língua Portuguesa anos finais, e tenho uma turma
extremamente indisciplinada com problemas de relacionamento. Só de entrar na
sala me causa uma certa aversão. Então resolvi trabalhar com eles alguns textos
sobre respeito e relacionamento. E após a leitura realizamos um debate sobre o
tema, questionei quais os principais problemas da turma, eles citaram os
seguintes:
*
Uso do celular;
*
Eles não conseguem entender o que os professores falam;
*
Gritos, porque o adolescente fala gritando;
*
Impaciência;
*
Educação, porque não são educados;
*
Respeito ou falta de respeito.
Fiquei
surpresa com a espontaneidade em que relataram e o como tinham consciência de
que tudo isso prejudicava o nosso relacionamento. Sugeri que formassem grupos e
escolhessem o tema que mais afetava o grupo, e que este tema seria ponto de
partida para uma pesquisa.
Estou
curiosa para concluir este projeto, espero saber como incentivá-los e motivá-los
e assim desenvolvermos um bom projeto.
Imagem:
Disponível em: < https://metodologiasativasblog.files.wordpress.com/2016/08/eficacia-equipe-projeto.jpg?w=670>
Acessado em 20 de abril de 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário