Na
Imagem: <https://gabyyluisa.files.wordpress.com/2011/07/especial2.jpg>
Interdisciplina Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais
fomos motivados a realizar um levantamento de dados de inclusivos e percebi
dados alarmantes que nós educadores não temos a formação adequada para receber
este público.
Minha
escola tem aproximadamente quinhentos e trinta (530), destes vinte (20) são
devidamente diagnosticados e recebem atendimento especializado na “Sala de
Recursos” somos ao todo quarenta e cinco (45) professores e apenas uma
professora tem formação em Educação Especial.
O
atendimento na especializado é individual e em grupo, utilizando materiais
diferenciados como ferramenta de apoio desses alunos de inclusão.
A
professora que trabalha na sala de recursos procura trabalhar em conjunto com
os demais professores para desenvolver e concretizar a inclusão desses alunos.
Em nossa escola procuramos enfatizar o ensino e sempre procuramos oportunizar
novas condições de aprendizagem.
Longe
de sanarmos todas as particularidades de cada atendimento, procuramos encontrar
um norte. Após as leituras e o levantamento de dados na escola, percebo que
nossa escola é carente de professor especializado.
O professor deve
estar atento à interação estabelecida entre os alunos com e sem deficiências,
promovendo, não só as aprendizagens acadêmicas, como o relacionamento entre
eles e o aumento da autoestima da criança com deficiência, auxiliando sua
integração na classe. A segregação ou integração depende do tipo de relação
estabelecida entre a pessoa com deficiência e aquela que não a apresenta.
E
que para uma efetiva inclusão todos ou grande parte do quadro de professores
deveria ter uma formação especifica aprimorando
suas práticas pedagógicas, revendo suas metodologias, face às particularidades
da diversidade.
Pressuponho que assim irá promover o desenvolvimento,
contemplando e valorizando as diferenças existentes na sala de aula, visto que
cada aluno é um ser único tem suas particularidades, sua bagagem.
Presumo que a escola onde trabalho esteja caminhando
para tornar-se um local verdadeiramente que valorize, respeite e desenvolva um
trabalho que envolva todos.
Referências:
Rodrigues, Olga
Maria Piazentin Rolim. Educação especial: história, etiologia, conceitos e
legislação vigente / Olga Maria Piazentim Rolim Rodrigues, Elisandra André
Maranhe. In: Práticas em educação especial e inclusiva na área da deficiência
mental / Vera Lúcia Messias Fialho Capellini (org.). – Bauru: MEC/FC/SEE, 2008.
Vídeo: História
do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil ,
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=oxscYK9Xr4M>
acesso em 31 ago. 2017.
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