A utilização de temas
geradores proposta metodológica fundamentada por Paulo Freire seria o uso de
práticas pedagógicas que valorizem a bagagem trazida pelo aluno, através de palavras
chaves de fácil entendimento pelo aluno, palavras que fazem parte de sua rotina
social. A partir da oralidade a construção escrita e visual terão significado para
o aluno favorecendo a leitura de mundo.
[...] o diálogo é
uma exigência existencial. E, se ele é o encontro em que se solidarizam o
refletir e o agir de seus sujeitos endereçados ao mundo a ser transformado e
humanizado, não pode reduzir-se a um ato de depositar idéias de um sujeito no
outro, nem tampouco tornar-se simples troca de idéias a serem consumidas pelos
permutantes.”( FREIRE, 1987)
Ao usarmos temas
geradores estaremos possibilitando a interatividade, uma relação de troca entre
professor/aluno, onde ocorrerá diálogo, e procura por respostas quando há
problematização. O aluno deixara a passividade e suas relações sociais servirão
como base para troca de saberes que possibilitaram a discussão de diferentes
temas, podendo cada sujeito expor sua leitura de mundo, possibilitando o uso da
linguagem no contexto do aluno.
A educação se torna
humanizada e democrática através do dialogo e a prática pedagógica será
permeada pela conscientização do indivíduo, dos seus direitos e dos seus
deveres como cidadão. Aproveitar na sala de aula sua realidade, seus relatos de
vivencias e experiências possibilitaram a efetiva participação e a transformação
deste cidadão.
Referência:
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 27.ª ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1987. p. 3-9.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 27.ª ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1987. p. 3-9.
______. O mentor da educação para a consciência. Revista Nova Escola. Julho de 2008. p. 70-72.
Disponível em: < https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2459263/mod_resource/content/2/Informa%C3%A7%C3%B5es%20sobre%20Paulo%20Freire.pdf>
acesso em 17 jul. 2018.
______. A importância do ato de ler. 29a. ed. São Paulo: Cortez, 1994, p.12-15.
______. A importância do ato de ler. 29a. ed. São Paulo: Cortez, 1994, p.12-15.
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