Este ano tive a experiência de trabalhar
em duas redes de trabalho distintas, a rede particular e pública. E as relações
de poder e hierarquia se mostraram nitidamente diferentes.
Percebo que na escola púbica as portas
estão abertas e anseiam por participação dos pais e familiares, na escola
particular percebo que os pais são vistos como problemas que visam apontar
erros e exigir mais e mais.
O construir coletivamente é diferente e
distinto nestes grupos, acredito que a família deve fazer sim parte da escola
como um todo.
Na tomada de decisões e também em questões de ensino e aprendizagem e em debates e reflexões sobre: limites, respeito, valores,
agressividade, compromisso e cidadania.
Esta aprendizagem continua com um
interrogação ainda não compreendo a não participação e a aceitação das famílias
neste processo de construção da escola, currículo e todas as questões que
envolvem este processo.
Imagem Disponível em: <http://raquelpicasso.blogspot.com/2013/10/projeto-politico-pedagogico-construcao.html> acesso em 28 nov. 2018
Postagem referência: https://peadlucianexavier.blogspot.com/2015/07/praticas-educacionais-e-relacoes-de.html
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