A
primeira etapa essencial para a existência da gestão democrática de relações
horizontais, deve ser a criação do Projeto político-pedagógico. Que deverá ser elaborado
e vivenciado a todo instante, fazendo parte diária de todas as ações da escola
bem como de todos os envolvidos no seguimento escolar.
Expressar as concepções do PPP através do regimento
escolar é também orientar os diferentes segmentos escolares para a busca de
objetivos claros, democráticos e participativos. Se a escola é pública, laica e
gratuita, o processo de constituição da/o PPP e do regimento escolar deve ser
um movimento de participação ampla de toda a comunidade escolar para pensar
seus princípios e diretrizes. A construção de conhecimento aliada à valorização
de saberes e de viveres é o núcleo centralizador da escola. Entretanto, para
que isto aconteça, é importante organizar o fazer pedagógico e o
administrativo, através e a partir de toda uma legislação existente. O
regimento escolar é, portanto, o instrumento onde ficam definidas as linhas
gerais e as diretrizes orientadoras para que cada professor, bem como os demais
segmentos da escola (funcionários, alunos, pais) saibam quais os procedimentos
e normas a serem observados, para garantir o bom andamento da vida escolar.
Sendo assim, o Regimento deve conter orientações para a vida escolar; nele deve
ficar expressa a concepção de conhecimento presente na/o PPP e os aspectos
concernentes à gestão da escola. (SILVA,
p. 10)
As relações horizontais contribuem
para institucionalizar uma cultura organizacional democrática a participação de professores,
alunos, funcionários, pais e comunidade no processo de tomada de decisões são de grande valia
para êxito das deliberações. As cooperações para resoluções de problemas serão embasadas
em relações interpessoais, que estabelecem uma envolvente maneira de aprimorar
o funcionamento da escola.
O papel do gestor escolar que visa uma gestão
democrática na escola é de mediador e estimulador. Sua atribuição não se resume
simplesmente à gestão da escola, ele deverá ser o encarregado por transformações.
Este gestor deverá incentivar convocar e mediar a comunicação/relação de todos que
estão envolvidos na escola. Fazendo com que cada um perceba sua importância na
tomada de decisões para transformação deste ambiente.
REFERÊNCIAS
BAIRROS,
M. S.; SILVA, M. B. G. Projeto político pedagógico e regimento escolar: espaços
para a construção de uma escola pública democrática. Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2010296/mod_resource/content/2/PPP.pdf
acessado em: 09 jun 2017.
VEIGA,
Ilma Passos Alencastro. Filme/vídeo: A
construção do Projeto Político Pedagógico da escola. TV Paulo Freire. 2007.
VEIGA,
Ilma Passos Alencastro. (org) Projeto político-pedagógico da escola: uma
construção possível. 14 a
edição Papirus, 2002.
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