sexta-feira, 9 de junho de 2017

PPP - Projeto político-pedagógico


A primeira etapa essencial para a existência da gestão democrática de relações horizontais, deve ser a criação do Projeto político-pedagógico. Que deverá ser elaborado e vivenciado a todo instante, fazendo parte diária de todas as ações da escola bem como de todos os envolvidos no seguimento escolar.

Expressar as concepções do PPP através do regimento escolar é também orientar os diferentes segmentos escolares para a busca de objetivos claros, democráticos e participativos. Se a escola é pública, laica e gratuita, o processo de constituição da/o PPP e do regimento escolar deve ser um movimento de participação ampla de toda a comunidade escolar para pensar seus princípios e diretrizes. A construção de conhecimento aliada à valorização de saberes e de viveres é o núcleo centralizador da escola. Entretanto, para que isto aconteça, é importante organizar o fazer pedagógico e o administrativo, através e a partir de toda uma legislação existente. O regimento escolar é, portanto, o instrumento onde ficam definidas as linhas gerais e as diretrizes orientadoras para que cada professor, bem como os demais segmentos da escola (funcionários, alunos, pais) saibam quais os procedimentos e normas a serem observados, para garantir o bom andamento da vida escolar. Sendo assim, o Regimento deve conter orientações para a vida escolar; nele deve ficar expressa a concepção de conhecimento presente na/o PPP e os aspectos concernentes à gestão da escola.  (SILVA, p. 10)

As relações horizontais contribuem para institucionalizar uma cultura organizacional democrática a participação de professores, alunos, funcionários, pais e comunidade no processo de tomada de decisões são de grande valia para êxito das deliberações. As cooperações para resoluções de problemas serão embasadas em relações interpessoais, que estabelecem uma envolvente maneira de aprimorar o funcionamento da escola.
O papel do gestor escolar que visa uma gestão democrática na escola é de mediador e estimulador. Sua atribuição não se resume simplesmente à gestão da escola, ele deverá ser o encarregado por transformações. Este gestor deverá incentivar convocar e mediar a comunicação/relação de todos que estão envolvidos na escola. Fazendo com que cada um perceba sua importância na tomada de decisões para transformação deste ambiente.

REFERÊNCIAS

BAIRROS, M. S.; SILVA, M. B. G. Projeto político pedagógico e regimento escolar: espaços para a construção de uma escola pública democrática. Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2010296/mod_resource/content/2/PPP.pdf acessado em: 09 jun 2017.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Filme/vídeo: A construção do Projeto Político Pedagógico da escola. TV Paulo Freire. 2007.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (org) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14 a edição Papirus, 2002.


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