É fundamental que o conselho escolar, no processo de
sua construção e constituição, passe por momentos de vivências coletivas nas
quais não somente se discuta o significado de um órgão colegiado para a
organização político-pedagógica da escola, mas também se defina o tipo de
homem, de educação e de sociedade que se deseja construir. Logo, é necessário
pensar em meios e estratégias que garantam estudos e debates, seminários,
encontros, assembleias com os diversos segmentos componentes da comunidade
escolar, para que o processo de construção do conselho seja antecipado de
condições possibilitadoras da compreensão teórico-prática e política que
explicitem a sua necessidade (PEREIRA FILHO, 1996).
Conhecer o Conselho Escolar da escola onde você
trabalha ou seu filho estudo é importantíssimo, toda escola deve ter um. Segundo
o Ministério da Educação o conselho escolar deve ser o espaço onde se discutem
as questões educativas e seus desdobramentos na prática político-pedagógica da
escola. Nesse sentido, os conselhos escolares têm as seguintes funções:
deliberativa, consultiva, fiscal e mobilizadora.
Na escola onde trabalho o Conselho Escolar é ativo e
participativo, ele está presente em todas as tomadas de decisões. A presidente
do conselho escolar participa ativamente em reuniões seu nome é Luisa Cassola,
elaborei alguns questionamentos sobre sua atuação e a atuação como um todo do
conselho escolar da escola.
Percebi que nosso conselho segue quase todos os critérios e realiza todas funções pertinentes porém tem como meta mobilizadora agregar maior participação dos pais. Atualmente temos um grupo de pais bem ativo na escola, que já está fazendo a diferença. Porém acreditamos que com maior participação tudo tende a melhorar.
O Conselho Escolar da nossa escola é formado por
representantes de todos os seguimentos da escola, por alunos, pais, professores
e servidores, eleitos em pela comunidade escolar. Fazem parte ao todo seis titulares e seis suplentes, que mantem um bom diálogo com a direção da escola participando de todas as tomadas de decisões, além de aprovar ele sugere,
busca parcerias e procura sempre auxiliar.
Nosso Conselho Escolar tem reuniões mensais na escola e
sempre que houver necessidade é marcada uma reunião extra. E semanalmente o presidente do conselho encontra tem uma reunião com a direção.
REFERÊNCIA:
FONSECA, M.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M.
S. As tendências da gestão na atual política educacional brasileira: autonomia
ou controle? In: BITTAR, M.; OLIVEIRA, J. F. Gestão e políticas da educação. Rio
de Janeiro: DPA Editores, 2004.
MARTINS G. B.; FOSSATI P.,
SILVA J. C. Os Conselhos Escolares e sua
atuação pedagógica na perspectiva de uma gestão democrática. Disponível em:
< https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2018302/mod_resource/content/1/eixo4_GISELE-BERVIG-MARTINS-PAULO-FOSSATTI-JULIANA-CRISTINA-DA-SILVA%20%281%29.pdf>
acesso 14 de junho de 2017.
OLIVEIRA J. F., MORAES K.
N., DOURADO L. F. Conversando um pouco
mais sobre o conselho escolar. Disponível em: <http://escoladegestores.mec.gov.br/site/4-sala_politica_gestao_escolar/pdf/saibamais_4.pdf> acesso em 14 de junho de 2017.
Disponível
em <http://servicos.educacao.rs.gov.br/pse/html/conselhos_escolares.jsp?ACAO=acao1>
Acesso 10 de junho de 2017.
Disponível em <http://conselheiroescolar.virtual.ufc.br/index.php?option=com_nivosliderpro&task=showimage&img=aW1hZ2VzL3NsaWRlc2hvdy9DaGFtYWRhRG9DdXJzb1NsaWRlLmpwZw==&w=330&h=288&t=exact> Acesso 14 de junho de 2017.
Olá! Estudar sobre o conselho escolar, faz a gente pensar da sua importância para efetivar a democracia e a participação na escola. O texto elaborado traz uma experiência e faz esse diálogo bem fundamento em argumentos que ficam claras a sua representatividade e dimensão para a comunidade escolar.
ResponderExcluirParabéns!
Att Glauber Moraes
Tutor Seminário Integrador V