quarta-feira, 14 de junho de 2017

CONSELHO ESCOLAR


É fundamental que o conselho escolar, no processo de sua construção e constituição, passe por momentos de vivências coletivas nas quais não somente se discuta o significado de um órgão colegiado para a organização político-pedagógica da escola, mas também se defina o tipo de homem, de educação e de sociedade que se deseja construir. Logo, é necessário pensar em meios e estratégias que garantam estudos e debates, seminários, encontros, assembleias com os diversos segmentos componentes da comunidade escolar, para que o processo de construção do conselho seja antecipado de condições possibilitadoras da compreensão teórico-prática e política que explicitem a sua necessidade (PEREIRA FILHO, 1996).

Conhecer o Conselho Escolar da escola onde você trabalha ou seu filho estudo é importantíssimo, toda escola deve ter um. Segundo o Ministério da Educação o conselho escolar deve ser o espaço onde se discutem as questões educativas e seus desdobramentos na prática político-pedagógica da escola. Nesse sentido, os conselhos escolares têm as seguintes funções: deliberativa, consultiva, fiscal e mobilizadora.

Na escola onde trabalho o Conselho Escolar é ativo e participativo, ele está presente em todas as tomadas de decisões. A presidente do conselho escolar participa ativamente em reuniões seu nome é Luisa Cassola, elaborei alguns questionamentos sobre sua atuação e a atuação como um todo do conselho escolar da escola.

Percebi que nosso conselho segue quase todos os critérios e realiza todas funções pertinentes porém tem como meta mobilizadora agregar maior participação dos pais.  Atualmente temos um grupo de pais bem ativo na escola, que já está fazendo a diferença. Porém acreditamos que com maior participação tudo tende a melhorar.

O Conselho Escolar da nossa escola é formado por representantes de todos os seguimentos da escola, por alunos, pais, professores e servidores, eleitos em pela comunidade escolar. Fazem parte ao todo seis titulares e seis suplentes, que mantem um bom diálogo com a direção da escola participando de todas as tomadas de decisões, além de aprovar ele sugere, busca parcerias e procura sempre auxiliar.

Nosso Conselho Escolar tem reuniões mensais na escola e sempre que houver necessidade é marcada uma reunião extra. E semanalmente o presidente do conselho encontra tem uma reunião com a direção.



REFERÊNCIA:
FONSECA, M.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. As tendências da gestão na atual política educacional brasileira: autonomia ou controle? In: BITTAR, M.; OLIVEIRA, J. F. Gestão e políticas da educação. Rio de Janeiro: DPA Editores, 2004.

MARTINS G. B.; FOSSATI P., SILVA J. C. Os Conselhos Escolares e sua atuação pedagógica na perspectiva de uma gestão democrática. Disponível em: < https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2018302/mod_resource/content/1/eixo4_GISELE-BERVIG-MARTINS-PAULO-FOSSATTI-JULIANA-CRISTINA-DA-SILVA%20%281%29.pdf> acesso 14 de junho de 2017.

OLIVEIRA J. F., MORAES K. N., DOURADO L. F. Conversando um pouco mais sobre o conselho escolar. Disponível em: <http://escoladegestores.mec.gov.br/site/4-sala_politica_gestao_escolar/pdf/saibamais_4.pdf> acesso em 14 de junho de 2017.


Disponível em <http://servicos.educacao.rs.gov.br/pse/html/conselhos_escolares.jsp?ACAO=acao1> Acesso 10 de junho de 2017.

Disponível em <http://conselheiroescolar.virtual.ufc.br/index.php?option=com_nivosliderpro&task=showimage&img=aW1hZ2VzL3NsaWRlc2hvdy9DaGFtYWRhRG9DdXJzb1NsaWRlLmpwZw==&w=330&h=288&t=exact> Acesso 14 de junho de 2017.

Um comentário:

  1. Olá! Estudar sobre o conselho escolar, faz a gente pensar da sua importância para efetivar a democracia e a participação na escola. O texto elaborado traz uma experiência e faz esse diálogo bem fundamento em argumentos que ficam claras a sua representatividade e dimensão para a comunidade escolar.

    Parabéns!

    Att Glauber Moraes
    Tutor Seminário Integrador V

    ResponderExcluir