quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Censo Escolar

 
Imagem disponível em: <http://blog.portabilis.com.br/wp-content/uploads/2016/07/img-blog-censo-escolar.png> acesso em 19 nov. 2017.


Como reflexão e conhecimento, fomos demandados na Interdisciplina Questões Étnico-Raciais na Educação: Sociologia e História a realizar um censo escolar de uma de nossas turmas analisando a diversidade através de diferentes itens. O INEP através da obra “A cor ou raça nas estatísticas educacionais” forneceu subsídios que embasaram esta atividade:

O Censo Escolar da Educação Básica é um levantamento de dados educacionais de âmbito nacional, que ocorre com periodicidade anual. É coletado de modo descentralizado, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios e tem caráter declaratório. O preenchimento do Censo Escolar é obrigatório para todas as escolas públicas e privadas, de acordo como o Decreto nº 6.425/2008, de modo que os diretores e dirigentes dos estabelecimentos de ensino devem responder ao Censo e se responsabilizar pela veracidade dos dados informados. Além de coletar informações sobre escolas, turmas, profissionais escolares em sala de aula e estudantes nas diversas etapas da educação básica, o Censo também colhe dados relacionados ao movimento e ao rendimento escolar (transferência, aprovação, reprovação e abandono).

Analisei uma turma de 7º ano porque a diversidade é um traço marcante nela. Esta turma é composta por 22 alunos, a idade destes alunos é bem variada que vai de 12 anos à 19 anos completos. Todos os alunos desta turma são de nacionalidade brasileira e todos nasceram na capital do estado do Rio Grande do Sul.

Como podemos perceber alguns alunos desta turma reprovaram mais de uma vez por diferentes motivos como: evasão escolar, dificuldade de aprendizagem, etc. Percebe-se que os alunos “especiais” são os que mais reprovaram.

Nos dados cadastrais dos alunos também algumas informações são omitidas como a questão de aluno especial diagnosticado, ou seja, com laudo e que os responsáveis preferem que suprimido do seu cadastro. Esta turma é composta por 6 alunos “especial” (termo do sistema) porém declarados são apenas dois.

Por tanto os professores costumam avaliá-los como os demais alunos, nem existe uma sensibilidade por parte dos professores. A menina de 19 anos é diagnosticada e tem lauda com deficiência intelectual e mesmo assim reprovou muitas vezes.

O quesito raça/cor também chama atenção visto que apenas dois alunos se declararam pretos, e na realidade seriam 10 alunos. A maioria dos alunos se declarou etnia branca. Os alunos desta turma apenas dois vão para escola de transporte escolar, um deles é o aluno com laudo e declarado deficiência física locomotora. Este aluno é atendido pela professora da sala de recursos.

Um progresso ou conquista que ocorreu neste ano foi que: a professora da sala de recursos juntamente com a coordenadora pedagógica conseguiram sensibilizar os docentes a avançarem um aluno com altas habilidades que tinha reprovado muitas vezes por sofrer Bullying em diferentes escolas que estudou e por fim acabava abandonando a escola.

Esta turma é atendida por oito profissionais com ensino superior completo, dois profissionais possuem especialização. A estrutura da escola é composta por Sala de multimídia, sala de informática, biblioteca, sala de recursos pedagógicos, orientação educacional, rampas de acesso e banheiro adaptado.

Este censo me fez perceber a importância da coleta de dados e também como falta uma orientação para os responsáveis. Os dados devem ser corretos e sempre atualizados para que não haja mais reprovações e evasão escolar resultantes das peculiaridades omitidas no cadastro dos alunos.

Referência:
SENKEVICS, Adriano Souza. A cor ou raça nas estatísticas educacionais: uma análise dos instrumentos de pesquisa do Inep / Adriano Souza Senkevics ; Taís de Sant’Anna Machado ; Adolfo Samuel de Oliveira. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2016.

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