Um esclarecimento e aprendizagem que tive é que não se
pode confundir “Deficiência Mental e
Doença Mental”, pois os sujeitos com transtornos globais do
desenvolvimento não devem ser avaliados como sujeitos com deficiência mental, já
o sujeito com deficiência mental pode em determinados caso ter deficiência
mental. E alguns desses sujeitos podem ter inteligência acima da média.
A diferenciação entre doença e deficiência mental: na
deficiência mental, ocorrem alterações nos processos de desenvolvimento
cognitivo, enquanto que as doenças mentais, como o autismo, as psicoses e a
síndrome de Asperger, são definidas por falhas na estruturação psíquica.
Percebo que é fundamental a presença de um professor
do AEE em todas as escolas, para que trabalhe em conjunto com os demais professores,
estabelecendo estratégias de ensino e promovendo atividades prazerosas aos
alunos.
Atualmente tenho um dois alunos diagnosticados com Altas Habilidades, consigo trabalhar
com eles bem mas acredito que poderíamos render mais, compreendo que se o
professor que estiver predisposto a trabalhar observando e valorizando que cada
sujeito tem seu jeito particular de interagir com o mundo, certamente ambos aprenderão
muito.
Li este artigo da
Revista Nova Escola “A inclusão que ensina” Por:
Daniela Talamoni Verotti, Jeanne Callegari fica como dica disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1691/a-inclusao-que-ensina> acesso em 31 out.2017.
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